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Abertura do seminário e comitiva do CRT-SP: responsabilidade financeira e transparência na prestação de contas
Uma comitiva do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) – formada por diretores, conselheiros e funcionários – participou, no período de 7 a 10 de março de 2023, do Seminário Nacional de Práticas Financeiras, realizado na sede da Legião da Boa Vontade (LBV) em Brasília. “É importante que o Sistema CFT/CRT esteja alinhado quando o assunto é finanças, pois todos os agentes envolvidos na área têm responsabilidade com os recursos públicos”, destacou o diretor financeiro do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), José Carlos Coutinho, na abertura oficial, reforçando que o seminário faz parte do planejamento estratégico e busca padronizar ações e encaminhamentos nas áreas de orçamento, compras, licitação e prestação de contas. Por sua vez, o presidente Solomar Pereira Rockembach argumentou que esses procedimentos constituem metas recomendadas por órgãos de controle externo que visam à prestação de serviços de excelência para a sociedade.
Duas palestras pautaram o primeiro dia de atividades, ministradas pelo contador do CFT, Vilmar Augusto Medeiros: “Governança, Orçamento e Contabilidade Pública” e “Resultados Orçamentários, Financeiros e Patrimoniais do Sistema CFT/CFT”. Na explanação, ele apresentou os princípios que norteiam as diretrizes da área financeira no âmbito dos conselhos de classe das profissões regulamentadas.
Quarta-feira, 8 de março – Na abertura dos trabalhos do dia, o conselheiro federal Mauro César Miranda, apresentou o “Manual de Uniformização de Procedimentos para as Comissões de Tomada de Contas”, documento que objetiva padronizar o trabalho das respectivas pastas nos Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais (CRTs), de maneira a zelar pelo planejamento e equilíbrio econômico, financeiro e contábil. Na sequência, pela ordem, palestraram a coordenadora de planejamento, Vivianne Cristine Sobral, sobre “Planejamento e Portal da Transparência”; a procurador jurídica, Shayra Zagre, sobre “Gestores e Fiscais de Contrato”, à luz da Lei nº 14.133/2021 – nova Lei de Licitações –; e o gerente financeiro, José Carlos Dizidél Machado, explicando as funcionalidades do Sistema de Controle de Documentos (SISDOC).
Houve também homenagens às profissionais, gestoras e funcionárias pelo Dia Internacional da Mulher. Nas palavras do presidente Solomar Pereira Rockembach, é importante ampliar o ingresso de mulheres na profissão, pois as técnicas têm igual competência, conhecimentos teóricos e práticos para elaborar estudos, executar projetos e prestar serviços em qualquer modalidade técnica.
Profissionais, gestoras e funcionárias homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher
Quinta e sexta-feira, 9 e 10 de março – Auditor federal do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Renato Antunes – que tem formação técnica em eletrônica – palestrou sobre “Dívida Ativa nos Conselhos de Fiscalização”, ocasião em que destacou as responsabilidades quanto à dívida ativa e execução fiscal, abordando alternativas para a cobrança aos inadimplentes. Ele também detalhou os fundamentos legais para a contribuição social, taxas e multas cobradas pelos conselhos, previstas na Lei nº 12.514/2021, enfatizando que a inadimplência constitui uma constante ameaça às fontes de receita e, consequentemente, à execução da atividade finalística dos conselhos: a fiscalização da profissão.
Em seguida, José Carlos Coutinho e Marcos Paulo Lamounier falaram sobre as ferramentas disponíveis para a área financeira dentro do Sistema de Informação dos Conselhos de Técnicos Industriais (SINCETI). Segundo o gerente de tecnologia da informação do CFT, o sistema deve funcionar 24 horas por dia.
Constituído no âmbito do CFT com o papel analisar, elaborar e implementar ações com a premissa de zelar pelo equilíbrio financeiro, o Grupo de Trabalho de Sustentabilidade Financeira do Sistema CFT/CRT realizou sua reunião interna, coordenada pelo gerente financeiro, José Carlos Dizidél Machado, e integrado por representantes de todos os CRTs. Em pauta, as estratégias para a recuperação de crédito. Em pauta, as estratégias para a recuperação de crédito.
Pelo CRT-SP, participaram do Seminário Nacional de Práticas Financeiras: José Avelino Rosa e Pedro Carlos Valcante, respectivamente vice-presidente e diretor financeiro; o gerente de departamento de gestão, Mesaque Araújo da Silva; a gerente financeira, Jaqueline Noguti Okamori; o conselheiro federal, Narciso Donizete Fontana; os conselheiros regionais Altamar Antunes Alves, Claudemir Roque da Costa, Cláudio Roberto Marques, Isaque Natanael Silveira Perotti e Valter Casarri, que integram a Comissão de Tomada de Contas e Orçamento; e, ainda, o contador Odair Dutra.
Texto: JD Morbidelli
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Abertura do seminário e comitiva do CRT-SP: responsabilidade financeira e transparência na prestação de contas
Uma comitiva do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) – formada por diretores, conselheiros e funcionários – participou, no período de 7 a 10 de março de 2023, do Seminário Nacional de Práticas Financeiras, realizado na sede da Legião da Boa Vontade (LBV) em Brasília. “É importante que o Sistema CFT/CRT esteja alinhado quando o assunto é finanças, pois todos os agentes envolvidos na área têm responsabilidade com os recursos públicos”, destacou o diretor financeiro do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), José Carlos Coutinho, na abertura oficial, reforçando que o seminário faz parte do planejamento estratégico e busca padronizar ações e encaminhamentos nas áreas de orçamento, compras, licitação e prestação de contas. Por sua vez, o presidente Solomar Pereira Rockembach argumentou que esses procedimentos constituem metas recomendadas por órgãos de controle externo que visam à prestação de serviços de excelência para a sociedade.
Duas palestras pautaram o primeiro dia de atividades, ministradas pelo contador do CFT, Vilmar Augusto Medeiros: “Governança, Orçamento e Contabilidade Pública” e “Resultados Orçamentários, Financeiros e Patrimoniais do Sistema CFT/CFT”. Na explanação, ele apresentou os princípios que norteiam as diretrizes da área financeira no âmbito dos conselhos de classe das profissões regulamentadas.
Quarta-feira, 8 de março – Na abertura dos trabalhos do dia, o conselheiro federal Mauro César Miranda, apresentou o “Manual de Uniformização de Procedimentos para as Comissões de Tomada de Contas”, documento que objetiva padronizar o trabalho das respectivas pastas nos Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais (CRTs), de maneira a zelar pelo planejamento e equilíbrio econômico, financeiro e contábil. Na sequência, pela ordem, palestraram a coordenadora de planejamento, Vivianne Cristine Sobral, sobre “Planejamento e Portal da Transparência”; a procurador jurídica, Shayra Zagre, sobre “Gestores e Fiscais de Contrato”, à luz da Lei nº 14.133/2021 – nova Lei de Licitações –; e o gerente financeiro, José Carlos Dizidél Machado, explicando as funcionalidades do Sistema de Controle de Documentos (SISDOC).
Houve também homenagens às profissionais, gestoras e funcionárias pelo Dia Internacional da Mulher. Nas palavras do presidente Solomar Pereira Rockembach, é importante ampliar o ingresso de mulheres na profissão, pois as técnicas têm igual competência, conhecimentos teóricos e práticos para elaborar estudos, executar projetos e prestar serviços em qualquer modalidade técnica.
Profissionais, gestoras e funcionárias homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher
Quinta e sexta-feira, 9 e 10 de março – Auditor federal do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Renato Antunes – que tem formação técnica em eletrônica – palestrou sobre “Dívida Ativa nos Conselhos de Fiscalização”, ocasião em que destacou as responsabilidades quanto à dívida ativa e execução fiscal, abordando alternativas para a cobrança aos inadimplentes. Ele também detalhou os fundamentos legais para a contribuição social, taxas e multas cobradas pelos conselhos, previstas na Lei nº 12.514/2021, enfatizando que a inadimplência constitui uma constante ameaça às fontes de receita e, consequentemente, à execução da atividade finalística dos conselhos: a fiscalização da profissão.
Em seguida, José Carlos Coutinho e Marcos Paulo Lamounier falaram sobre as ferramentas disponíveis para a área financeira dentro do Sistema de Informação dos Conselhos de Técnicos Industriais (SINCETI). Segundo o gerente de tecnologia da informação do CFT, o sistema deve funcionar 24 horas por dia.
Constituído no âmbito do CFT com o papel analisar, elaborar e implementar ações com a premissa de zelar pelo equilíbrio financeiro, o Grupo de Trabalho de Sustentabilidade Financeira do Sistema CFT/CRT realizou sua reunião interna, coordenada pelo gerente financeiro, José Carlos Dizidél Machado, e integrado por representantes de todos os CRTs. Em pauta, as estratégias para a recuperação de crédito. Em pauta, as estratégias para a recuperação de crédito.
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Texto: JD Morbidelli
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