Notícias

Reunião da Comissão de Ética Profissional

  • 12 de agosto de 2019

Alguns assuntos discutidos: edição de um livreto elencando o Código de Ética Profissional do Técnico Industrial, processo ético em andamento e comunicado sobre reuniões com prefeituras e órgãos públicos

 

Comissão de Ética Profissional: reunião do dia 12 de agosto de 2019

 

O Código de Ética Profissional do Técnico Industrial está previsto no artigo 78 do Regimento Interno do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP); e compete à Comissão de Ética Profissional zelar por sua devida verificação e cumprimento, de maneira a propor, apreciar e emitir parecer sobre atos normativos; sobre uniformização de ações voltadas à eficácia do funcionamento das comissões que tratam de ética e disciplina; sobre processos referentes a infrações ético-disciplinares; sobre apuração de irregularidades e responsabilidades; e sobre coordenação de ações para aprimoramento, alterações e divulgação do código.

Nas primeiras reuniões o aprimoramento do Código de Ética Profissional do Técnico Industrial tem sido um dos assuntos recorrentes. Com coordenação do vice-presidente José Avelino Rosa, na reunião realizada no dia 12 de agosto de 2019 os conselheiros Agostinho Ferreira Gomes, Carlos José Alves de Almeida, Carlos Roberto Alves, João Batista dos Reis e José Tadeu de Aguiar Pio voltaram a planejar a edição de um livreto para apreciação da diretoria executiva e, posteriormente, diagramação e edição pela equipe de comunicação. De acordo com o coordenador adjunto João Batista dos Reis, no próximo encontro cada conselheiro apresentará sugestões para análise da comissão. “A partir de ideias individuais, chegaremos a um consenso para elaborar um texto único”, explica o conselheiro.

Foi também encaminhado um processo ético disciplinar para a devida análise, relatório e voto de um relator designado pela comissão. Por fim, entre os assuntos gerais o coordenador José Avelino Rosa comunicou sobre as reuniões realizadas com prefeitos e ofícios encaminhados a órgãos públicos, dando ciência da sanção presidencial da Lei nº 13.639/2018 e a competência exclusiva do Sistema CFT/CRT para orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional dos Técnicos Industriais, regulamentado pela Lei nº 5.524/1968 e Decreto nº 90.922/1985.

 

Material ilustrativo: livreto com o Código de Ética Profissional do Técnico Industrial

 

Comentar