Notícias
Evento “Mulheres Técnicas Empreendedoras”, realizado na sede do SEBRAE-SP na capital paulista
Ao promover eventos, a intenção do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) é fazer com que os conteúdos e ações propostas rompam as barreiras do discurso e da retórica e se materializam em resultados efetivos. Idealizado pelo Grupo de Trabalho da Mulher Dinâmica, Inovadora e Empreendedora – organização da gerência de novos projetos e inovação, e da gerência de comunicação e transparência –, no dia 28 de março de 2023 aconteceu o evento “Mulheres Técnicas Empreendedoras”, realizado na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-SP) na capital paulista, com o objetivo de promover a valorização da mulher técnica e incentivar o empreendedorismo no setor, por meio de histórias inspiradoras compartilhadas in loco por profissionais técnicas que têm conquistado espaço e respeito em áreas de predominância masculina. “Dos 126 mil profissionais registrados no CRT-SP, apenas 7% são técnicas. Então, realizamos esse evento pela valorização profissional e para incentivar a inserção de mulheres no setor técnico”, disse na abertura o presidente do CRT-SP, Gilberto Takao Sakamoto, agradecendo aos participantes – em especial, às mulheres – e ao SEBRAE-SP por ceder novamente seu “maravilhoso” espaço. “Podem contar conosco em ações de empreendedorismo”, acrescenta.
Coordenadora do Grupo de Trabalho da Mulher Dinâmica, Inovadora e Empreendedora, Daiana Romanini agradeceu à diretoria pelo apoio e destacou o carinho e cuidado com que todas as ações são desenvolvidas, com encontros, pesquisas preliminares e análises dos resultados. “O objetivo é valorizar as mulheres técnicas, mas também construir caminhos para que elas possam entrar no mercado de trabalho com mais facilidade”, aponta a conselheira. “Nós, mulheres, não precisamos ser tratadas como diferentes ou com privilégios, mas queremos ocupar esse espaço que nos pertence e lutar pelos mesmos objetivos”, sacramenta. O referido grupo é formado também pelas conselheiras Monique Fernanda Xavier, Desenho de Construção Civil; Isabel Cristina Ferreira Duó e Viviane Ricarda Lima Veiga, ambas Técnicas em Edificações; e, na ocasião, pela Técnica em Desenho de Projetos – Mecânica, Sonia Maria de Melo.
Representantes de vários conselhos regionais prestigiaram o evento e traçaram elogios à iniciativa do CRT-SP; entre eles, Nilson da Silva Rocha, presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais de Minas Gerais (CRT-MG); Jessé Barbosa Lira, presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região (CRT-01); Gilberto Palmares, presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro (CRT-RJ); e Valmir Xavier Martins, presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Espírito Santo (CRT-ES) que, no dia posterior, esteve na sede do CRT-SP reunido com o presidente Gilberto Takao Sakamoto, o diretor de fiscalização e normas Rubens dos Santos, e integrantes de ambos os regionais.
Representantes de CRTs prestigiando o evento, com elogios à iniciativa do CRT-SP; ao lado, visita do presidente do CRT-ES à sede do CRT-SP
Palestras com conteúdos diversificados – Cinco palestras com conteúdos diversificados compuseram a programação do evento. Primeiramente, Angela Farias, analista de negócios e gestora de empreendedorismo do SEBRAE-SP, dissertou sobre “Os Desafios do Empreendedorismo Feminino”. Na sequência, foi a vez das advogadas Lucimara Silva e Camila Barreto, respectivamente coordenadora da regional sul e vice-presidente da Comissão da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), responderem uma indagação bastante recorrente: “Atividade Profissional – Como Lidar com Ambiente de Trabalho Hostil”.
Seguiram, pela ordem, após o intervalo para almoço: “Marketing Digital para o seu Negócio”, proferida por Camila Alice Gomes, analista de negócios do SEBRAE-SP; “Imagem, Estilo e Posicionamento Digital”, apresentada por Lilian Vieira, produtora audiovisual, treinadora em comunicação, expressão corporal e oratória, além de sócia do Clube W2W – Mulheres por Mulheres, em Alphaville; e “Empreendedorismo Feminino nos Negócios”, palestra trazida pela consultora de negócios do SEBRAE-SP, Vera Ruthofer.
Palestras com vastos conteúdos: Angela Farias, Camila Barreto e Lucimara Silva, Camila Alice Gomes, Lilian Vieira e Vera Ruthofer
Exemplos de histórias inspiradoras – Em meio ao ciclo de palestras, os participantes conheceram histórias inspiradoras de três profissionais – de diferentes faixas etárias – que optaram pela profissão técnica e têm galgado espaço, respeito e reconhecimento em suas áreas de atuação. Com apenas 22 anos, Rieli Freire é Técnica Mecânica em Manutenção Automotiva e proprietária da oficina Garagem R Motors, em São Paulo. Ela esteve no painel “Histórias de Profissionais Técnicas que nos Inspiram”, compartilhando um pouco de sua recente trajetória, mas com futuro promissor. “Eu comecei brincando na oficina do meu pai, até que tive o privilégio de estudar algo que realmente gostasse, enquanto administrava a própria oficina”, conta a jovem empreendedora, satisfeita pela escolha certa. “Quando me apresento como empresária e técnica do ramo automotivo, ainda há muita resistência e dúvidas; porém, instituições sérias como o CRT-SP e o SEBRAE-SP estão abrindo espaço e acreditando em cada uma de nós”, complementa.
Quem também deixou sua mensagem positiva é a Técnica em Mecânica Adriely Pires de Castro, de Sumaré. “Minha trajetória também se iniciou com meu pai, dominando cavalos de raça; por isso, a princípio, pensei em ser veterinária. Ao conseguir emprego numa fábrica industrial e por influência de algumas profissionais e do próprio diretor da empresa, vi-me inserida na profissão técnica”, recorda. Ela se formou em 2016 e, em pouco tempo, tornou-se responsável técnica por duas empresas, especializando ainda na inspeção de peças e equipamentos de grande porte. “Sinto-me realizada na profissão e muito feliz por toda a equipe que nos trata com extremo carinho”, acrescenta.
Representando o Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região (CRT-01), a Técnica em Edificações Roseli Brito Sobrinho Rebouças também compartilhou um pouco de sua história profissional de quase 15 anos no setor técnico. “Fiz magistério e encontrei na modalidade de edificações o curso mais compatível com as minhas expectativas. Devido à dificuldade em matemática quase desisti no início, mas fui incentivada por um professor, venci todas as etapas, fiz estágio e me formei em 2003”, relata. Além de conselheira suplente no CRT-01, ela também é concursada pela Prefeitura de Boa Vista (RR).
Rieli Freire, Adriely Pires e Roseli Brito Sobrinho Rebouças: histórias inspiradoras de mulheres que escolheram a profissão técnica
Perfil da Mulher Técnica – Um dos momentos mais aguardados do evento “Mulheres Técnicas Empreendedoras” ficou por conta do lançamento livro Perfil da Mulher Técnica, produzido com a cooperação de três das maiores instituições de ensino técnico do país – Centro Paula Souza (CPS), por meio do Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão; Instituto Federal de São Paulo (IFSP); e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SP) –, com o objetivo de mapear o perfil da mulher técnica, bem como traçar metas e estratégias voltadas às atividades futuras, a partir de um melhor entendimento das necessidades e expectativas das mulheres em relação à área técnica, com geração de mais oportunidades de trabalho e recolocação profissional.
Em forma também de painel, a conversa foi conduzida pela gerente de novos projetos e inovação do CRT-SP, Fabiana Herculano Moraes, com a presença de Daiana Romanini, coordenadora do Grupo de Trabalho da Mulher Dinâmica, Inovadora e Empreendedora, de onde nasceu o projeto; da professora Mariana de Oliveira Rodrigues, coordenadora de projetos – eixo infraestrutura do CPS, responsável pela apuração e análise dos resultados; e Cássia Cruz, gerente de comunicação no SENAI-SP, também colaboradora e entusiasta da pesquisa.
Para ter acesso ao arquivo digital do livro, clique aqui.
Mulher Técnica Destaque – Gilberto Takao Sakamoto e Daiana Romanini retornaram para os agradecimentos finais e para prestar homenagens à Técnica em Alimentos Sandra Zamboli Fontana, como “Mulher Técnica Destaque”, prêmio instituído pelo Grupo de Trabalho da Mulher Dinâmica, Inovadora e Empreendedora para agradecer as mulheres que prestaram – ou prestam – relevantes serviços ao meio técnico e à sociedade. “Você é uma inspiração e exemplo a ser seguido”, diz a mensagem, que destaca a profissional como primeira diretora eleita no conselho, para a gestão 2018/2022; sua colaboração em ações que visam à inserção feminina no setor técnico; e pelo incentivar a outras mulheres com seu conhecimento, motivação e altruísmo.
Mulher Técnica Destaque, Sandra Zamboli Fontana: “Você é uma inspiração e exemplo a ser seguido”
Para ter acesso às fotos do evento “Mulheres Técnicas Empreendedoras”, acesse o site www.crtsp.gov.br ou clique aqui.
Texto: JD Morbidelli
Últimas notícias
Evento “Mulheres Técnicas Empreendedoras”, realizado na sede do SEBRAE-SP na capital paulista
Ao promover eventos, a intenção do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) é fazer com que os conteúdos e ações propostas rompam as barreiras do discurso e da retórica e se materializam em resultados efetivos. Idealizado pelo Grupo de Trabalho da Mulher Dinâmica, Inovadora e Empreendedora – organização da gerência de novos projetos e inovação, e da gerência de comunicação e transparência –, no dia 28 de março de 2023 aconteceu o evento “Mulheres Técnicas Empreendedoras”, realizado na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-SP) na capital paulista, com o objetivo de promover a valorização da mulher técnica e incentivar o empreendedorismo no setor, por meio de histórias inspiradoras compartilhadas in loco por profissionais técnicas que têm conquistado espaço e respeito em áreas de predominância masculina. “Dos 126 mil profissionais registrados no CRT-SP, apenas 7% são técnicas. Então, realizamos esse evento pela valorização profissional e para incentivar a inserção de mulheres no setor técnico”, disse na abertura o presidente do CRT-SP, Gilberto Takao Sakamoto, agradecendo aos participantes – em especial, às mulheres – e ao SEBRAE-SP por ceder novamente seu “maravilhoso” espaço. “Podem contar conosco em ações de empreendedorismo”, acrescenta.
Coordenadora do Grupo de Trabalho da Mulher Dinâmica, Inovadora e Empreendedora, Daiana Romanini agradeceu à diretoria pelo apoio e destacou o carinho e cuidado com que todas as ações são desenvolvidas, com encontros, pesquisas preliminares e análises dos resultados. “O objetivo é valorizar as mulheres técnicas, mas também construir caminhos para que elas possam entrar no mercado de trabalho com mais facilidade”, aponta a conselheira. “Nós, mulheres, não precisamos ser tratadas como diferentes ou com privilégios, mas queremos ocupar esse espaço que nos pertence e lutar pelos mesmos objetivos”, sacramenta. O referido grupo é formado também pelas conselheiras Monique Fernanda Xavier, Desenho de Construção Civil; Isabel Cristina Ferreira Duó e Viviane Ricarda Lima Veiga, ambas Técnicas em Edificações; e, na ocasião, pela Técnica em Desenho de Projetos – Mecânica, Sonia Maria de Melo.
Representantes de vários conselhos regionais prestigiaram o evento e traçaram elogios à iniciativa do CRT-SP; entre eles, Nilson da Silva Rocha, presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais de Minas Gerais (CRT-MG); Jessé Barbosa Lira, presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região (CRT-01); Gilberto Palmares, presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro (CRT-RJ); e Valmir Xavier Martins, presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Espírito Santo (CRT-ES) que, no dia posterior, esteve na sede do CRT-SP reunido com o presidente Gilberto Takao Sakamoto, o diretor de fiscalização e normas Rubens dos Santos, e integrantes de ambos os regionais.
Representantes de CRTs prestigiando o evento, com elogios à iniciativa do CRT-SP; ao lado, visita do presidente do CRT-ES à sede do CRT-SP
Palestras com conteúdos diversificados – Cinco palestras com conteúdos diversificados compuseram a programação do evento. Primeiramente, Angela Farias, analista de negócios e gestora de empreendedorismo do SEBRAE-SP, dissertou sobre “Os Desafios do Empreendedorismo Feminino”. Na sequência, foi a vez das advogadas Lucimara Silva e Camila Barreto, respectivamente coordenadora da regional sul e vice-presidente da Comissão da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), responderem uma indagação bastante recorrente: “Atividade Profissional – Como Lidar com Ambiente de Trabalho Hostil”.
Seguiram, pela ordem, após o intervalo para almoço: “Marketing Digital para o seu Negócio”, proferida por Camila Alice Gomes, analista de negócios do SEBRAE-SP; “Imagem, Estilo e Posicionamento Digital”, apresentada por Lilian Vieira, produtora audiovisual, treinadora em comunicação, expressão corporal e oratória, além de sócia do Clube W2W – Mulheres por Mulheres, em Alphaville; e “Empreendedorismo Feminino nos Negócios”, palestra trazida pela consultora de negócios do SEBRAE-SP, Vera Ruthofer.
Palestras com vastos conteúdos: Angela Farias, Camila Barreto e Lucimara Silva, Camila Alice Gomes, Lilian Vieira e Vera Ruthofer
Exemplos de histórias inspiradoras – Em meio ao ciclo de palestras, os participantes conheceram histórias inspiradoras de três profissionais – de diferentes faixas etárias – que optaram pela profissão técnica e têm galgado espaço, respeito e reconhecimento em suas áreas de atuação. Com apenas 22 anos, Rieli Freire é Técnica Mecânica em Manutenção Automotiva e proprietária da oficina Garagem R Motors, em São Paulo. Ela esteve no painel “Histórias de Profissionais Técnicas que nos Inspiram”, compartilhando um pouco de sua recente trajetória, mas com futuro promissor. “Eu comecei brincando na oficina do meu pai, até que tive o privilégio de estudar algo que realmente gostasse, enquanto administrava a própria oficina”, conta a jovem empreendedora, satisfeita pela escolha certa. “Quando me apresento como empresária e técnica do ramo automotivo, ainda há muita resistência e dúvidas; porém, instituições sérias como o CRT-SP e o SEBRAE-SP estão abrindo espaço e acreditando em cada uma de nós”, complementa.
Quem também deixou sua mensagem positiva é a Técnica em Mecânica Adriely Pires de Castro, de Sumaré. “Minha trajetória também se iniciou com meu pai, dominando cavalos de raça; por isso, a princípio, pensei em ser veterinária. Ao conseguir emprego numa fábrica industrial e por influência de algumas profissionais e do próprio diretor da empresa, vi-me inserida na profissão técnica”, recorda. Ela se formou em 2016 e, em pouco tempo, tornou-se responsável técnica por duas empresas, especializando ainda na inspeção de peças e equipamentos de grande porte. “Sinto-me realizada na profissão e muito feliz por toda a equipe que nos trata com extremo carinho”, acrescenta.
Representando o Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região (CRT-01), a Técnica em Edificações Roseli Brito Sobrinho Rebouças também compartilhou um pouco de sua história profissional de quase 15 anos no setor técnico. “Fiz magistério e encontrei na modalidade de edificações o curso mais compatível com as minhas expectativas. Devido à dificuldade em matemática quase desisti no início, mas fui incentivada por um professor, venci todas as etapas, fiz estágio e me formei em 2003”, relata. Além de conselheira suplente no CRT-01, ela também é concursada pela Prefeitura de Boa Vista (RR).
Rieli Freire, Adriely Pires e Roseli Brito Sobrinho Rebouças: histórias inspiradoras de mulheres que escolheram a profissão técnica
Perfil da Mulher Técnica – Um dos momentos mais aguardados do evento “Mulheres Técnicas Empreendedoras” ficou por conta do lançamento livro Perfil da Mulher Técnica, produzido com a cooperação de três das maiores instituições de ensino técnico do país – Centro Paula Souza (CPS), por meio do Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão; Instituto Federal de São Paulo (IFSP); e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SP) –, com o objetivo de mapear o perfil da mulher técnica, bem como traçar metas e estratégias voltadas às atividades futuras, a partir de um melhor entendimento das necessidades e expectativas das mulheres em relação à área técnica, com geração de mais oportunidades de trabalho e recolocação profissional.
Em forma também de painel, a conversa foi conduzida pela gerente de novos projetos e inovação do CRT-SP, Fabiana Herculano Moraes, com a presença de Daiana Romanini, coordenadora do Grupo de Trabalho da Mulher Dinâmica, Inovadora e Empreendedora, de onde nasceu o projeto; da professora Mariana de Oliveira Rodrigues, coordenadora de projetos – eixo infraestrutura do CPS, responsável pela apuração e análise dos resultados; e Cássia Cruz, gerente de comunicação no SENAI-SP, também colaboradora e entusiasta da pesquisa.
Para ter acesso ao arquivo digital do livro, clique aqui.
Mulher Técnica Destaque – Gilberto Takao Sakamoto e Daiana Romanini retornaram para os agradecimentos finais e para prestar homenagens à Técnica em Alimentos Sandra Zamboli Fontana, como “Mulher Técnica Destaque”, prêmio instituído pelo Grupo de Trabalho da Mulher Dinâmica, Inovadora e Empreendedora para agradecer as mulheres que prestaram – ou prestam – relevantes serviços ao meio técnico e à sociedade. “Você é uma inspiração e exemplo a ser seguido”, diz a mensagem, que destaca a profissional como primeira diretora eleita no conselho, para a gestão 2018/2022; sua colaboração em ações que visam à inserção feminina no setor técnico; e pelo incentivar a outras mulheres com seu conhecimento, motivação e altruísmo.
Mulher Técnica Destaque, Sandra Zamboli Fontana: “Você é uma inspiração e exemplo a ser seguido”
Para ter acesso às fotos do evento “Mulheres Técnicas Empreendedoras”, acesse o site www.crtsp.gov.br ou clique aqui.
Texto: JD Morbidelli
Últimas notícias
Central de Atendimento
(11) 3580-1000
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00
E-mails:
Orientações e dúvidas sobre senhas, atualizações cadastrais, registro de profissionais ou empresas, carteira profissional, anuidades (boletos), atribuições profissionais, prazos e esclarecimento de outras dúvidas
atendimento@crtsp.gov.br
Orientações e dúvidas sobre cadastro e registro de empresas
empresa@crtsp.gov.br
Orientações e dúvidas sobre emissão de Termo de Responsabilidade Técnica (TRT)
trt@crtsp.gov.br
Exclusivo para agendamento de palestras orientativas nas instituições de ensino técnico
palestrasescolas@crtsp.gov.br
Orientações e dúvidas sobre fiscalização (notificações e autos de infração)
fiscalizacao@crtsp.gov.br
Orientações e dúvidas sobre cadastro de instituições de ensino técnico
escola@crtsp.gov.br
Serviço de Atendimento ao Técnico
Solicitações não atendidas, casos de urgência, reclamações, sugestões e elogios
sat@crtsp.gov.br
Endereços:
Sede:
Edifício Liber 1000 Offices
Avenida da Liberdade, 1000 – 16º andar – Liberdade
CEP: 01502-001 – São Paulo SP
Escritório Regional de Campinas:
Storage Tower Centro Empresarial
Avenida Nossa Senhora de Fátima, 3.000 – 1º andar – Sala 4B – Vila Israel
CEP 13478-540 – Americana SP
Escritório Regional de Bauru:
Edifício Business Office
Avenida Getúlio Vargas, 21-51 – 3º andar – Sala 33 – Jardim Europa
CEP 17017-000 – Bauru SP
Escritório Regional Baixada Santista:
Edifício Helbor Offices
Avenida Benjamim Constant, 61 – 22º andar – Sala 2207 – Centro
CEP 11310-500 – São Vicente SP
Escritório Regional do Vale do Paraíba:
Edifício Osvaldo Cruz
Avenida Marechal Floriano Peixoto, 347 – 9º andar – Sala 910 – Centro
CEP 12210-030 – São José dos Campos SP
Horário de Atendimento Presencial
Sede
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00
Escritórios Regionais
Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 12h00; e das 13h30 às 16h00
© Copyright 2019 - 2024 | Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo