Notícias

MEC: programa “Novos Caminhos”

  • 10 de outubro de 2019

Programa “Novos Caminhos” pretende estimular o ensino técnico, capacitar e treinar professores e regularizar diplomas de quem se formou até 2016

 

Abraham Weintraub, ministro da Educação: “Muitos cursos técnicos permitem uma renda superior a de alguém formado em curso superior que não tenha foco na realidade”

 

No dia 8 de outubro de 2019, o Ministério da Educação (MEC) lançou o programa “Novos Caminhos”, como o propósito de estimular o ensino técnico para atender 3,4 milhões de pessoas até 2023. “Temos que quebrar o preconceito contra trabalhador técnico. Muitos cursos técnicos permitem uma renda superior a de alguém formado em curso superior que não tenha foco na realidade”, afirmou o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

São objetivos do programa, de acordo com o MEC: alinhar a oferta de cursos às demandas do setor produtivo, apoiar a implementação do itinerário da formação técnica e profissional no ensino médio, alavancar o reconhecimento social e econômico da formação técnica e profissional, integrar dados e estatísticas para subsidiar planejamento e gestão da educação profissional e tecnológica, entre outros.

Além da abertura de novas vagas para cursos técnicos, o programa pretende capacitar e incrementar o treinamento de 40 mil professores nos módulos presencial ou à distância; e, ainda, regularizar 11 mil diplomas dos formandos até 2016.

Para mais informações sobre o programa “Novos Caminhos”, acesse:

http://portal.mec.gov.br/novoscaminhos/index.html

 

Comentar