Notícias
Abertura do evento “Inovação e Valoração Profissional Técnica” no auditório do PqTec, em São José dos Campos
Sem dúvidas, o Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTec) é um dos maiores e mais importantes polos de ciência, inovação, tecnologia e empreendedorismo do país, com área total superior a 188.000 m2 e 55.000 m2 de edificações, com cerca de 170 empresas, de grande, médio e pequeno porte, além de startups, centros técnicos e universitários, auditórios e espaços de conveniência. Foi nesse complexo que, no dia 25 de outubro de 2023, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) reuniu autoridades locais, representantes de empresas, dirigentes de entidades e representantes de instituições de ensino técnico – Centro Paula Souza (CPS), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SP), e Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – para o evento “Inovação e Valoração Profissional Técnica” que, por assim dizer, marca a entrada do conselho no PqTec, após tratativas que convergiram para a assinatura de um acordo com a entidade mantenedora, Associação Parque Tecnológico São José dos Campos (APTSJC), conforme preconiza o artigo 12, inciso XV, da Lei nº 13.639/2018, no que cerne às competências dos conselhos regionais: “firmar convênios e outros instrumentos legais para a valoração e a qualificação profissional”.
Antes de passar a palavra a cada autoridade integrante da mesa solene – Alberto Alves Marques Filho, secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos; George Lucas Zenha de Toledo, presidente da Fundação Hélio Augusto de Souza (FUNDHAS) e representante do prefeito municipal; Cel. Valdir Pavão, presidente da Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros (FUNDABOM); e Wilson Wanderlei Vieira, presidente da Federação Nacional dos Técnicos Industriais (FENTEC) –, o presidente, Gilberto Takao Sakamoto, deu as boas-vindas aos participantes e traçou um panorama geral atualizado do CRT-SP, enfatizando a “missão, visão e valores”; a responsabilidade precípua de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional; a retrospectiva histórica do movimento dos técnicos, desde o surgimento das primeiras entidades pré-sindicais até a sanção presidencial da Lei nº 13.639/2018; a diferenciação entre associação, sindicato e conselho de classe; a estrutura administrativa do conselho; a atualização dos números de profissionais e empresas registrados, bem como da emissão de Termo de Responsabilidade Técnica (TRT) – cada documento equivale a um serviço prestado –; e as ações orientativas de fiscalização. Ele finalizou com a apresentação de um vídeo, protagonizado pelo administrador de empresas e comunicador Max Gehringer, destinado às empresas; e com os prêmios de melhores práticas recebidos pelo CRT-SP em sequenciais edições da Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais, em Brasília.
Palestra inaugural – Segundo o secretário, Alberto Alves Marques Filho, diariamente transitam pelo PqTec cerca de 8 mil pessoas – alunos, na maioria. “Estamos muito contentes com a presença de um importante conselho profissional dentro do PqTec”, comemora o convidado para a palestra inaugural “Profissionais Técnicos no Parque Tecnológico São José dos Campos”. Ele iniciou a explanação com informações sobre o desenvolvimento social e econômico do município ao longo das décadas, passando de estância climática em meados de 1940 para referência nacional em inovação e tecnologia, com a qualificação profissional como prioridade na gestão atual. “Por conta disso, a Prefeitura Municipal quer atender as diretrizes definidas no Plano Nacional de Educação (PNE); ou seja, queremos triplicar o número atual de alunos de nível técnico, que representa um aumento de 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB)”, projeta.
Sobre a oferta de cursos e do mapa do mercado de trabalho local, ele cita o Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza (CEPHAS), da rede municipal de ensino, que oferta aproximadamente 1100 vagas por ano –muitas modalidades abrangidas pelo Sistema CFT/CRT, como edificações e eletrônica –; e o Programa Qualifica São José, com cursos gratuitos de desenvolvimento profissional em indústria, comércio, serviços, agroindústria, construção civil, empreendedorismo e inovação. “Nos últimos doze meses, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) ofereceu mais de 200 vagas para técnicos, e na área da indústria foram contratadas mais de 36 mil pessoas em 2023”, orgulha-se Alexsey Neves, que integra a pasta municipal como diretor com foco no apoio e na qualificação ao trabalhador.
Alberto Alves Marques Filho: “Profissionais Técnicos no Parque Tecnológico São José dos Campos”
Outros conteúdos – Antes de explanar sobre a “Parceria Estratégica CRT-SP e FUNDABOM”, o presidente da entidade, Cel. Valdir Pavão, apresentou a estrutura da organização, criada em 2013 com o objetivo de promover e difundir a produção de conhecimento cultural e científico na área de prevenção de incêndios e emergências. Também pautaram a apresentação ações e projetos realizados e em prospecção – inclusive, de caráter socioambiental –, treinamentos e atividades de cunho esportivo. Como cursos de capacitação profissional, por meio de acordos de cooperação celebrado entre entidades, ele destaca o Curso de Especialização para Projeto de Segurança contra Incêndio, que ofertará 80 vagas para profissionais técnicos devidamente registados no CRT-SP e legalmente habilitados para as atribuições inseridas na Resolução CFT nº 100/2020, que “estabelece quais profissionais estão habilitados a atuar no âmbito de elaboração e execução de Projetos de Prevenção e Combate a Incêndio perante o Corpo de Bombeiros”.
Cel. Valdir Pavão: “Parceria Estratégica CRT-SP e FUNDABOM”
Com o tema “A Importância da Contratação de Profissionais Técnicos Registrados no CRT-SP”, Camila Lisboa, de certa forma, representou todas as empresas presentes no evento. Coordenadora de talent acquisition da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), cujo corpo técnico é muito significativo, com cerca de 5 mil funcionários atuando em atividades técnicas, ela iniciou com números referentes ao Programa de Estágio, com período de até dois anos e que proporciona oportunidades de aplicação do conhecimento acadêmico na prática profissional da indústria espacial. “Buscamos candidatos com perfil de inovação, dinamicidade e tecnologia, dispostos a se desenvolverem e se tornarem protagonistas em suas carreiras”, explica a analista de recursos humanos, emendando com o Programa Jovem Aprendiz, que objetiva capacitar jovens interessados em ingressar no setor de aviação. Outro programa gerador de oportunidade na EMBRAER é o Summer Job, retomado em 2023 a partir da demanda de alunos em feiras e eventos, que busca inseri-los no mercado da aviação.
Para enriquecer ainda mais a apresentação, a palestrante contou com as considerações e explicações de dois profissionais da empresa: Marcelo Calil Apolinário, supervisor de produção; e Carlos Alberto Balo, supervisor de engenharia.
Camila Lisboa: “A Importância da Contratação de Profissionais Técnicos Registrados no CRT-SP”
Espaço CRT-SP de Inovação – Para encerrar o ciclo de palestras no evento “Inovação e Valoração Profissional Técnica”, Fabiana Herculano Moraes, trouxe um spoiler do “Projeto Espaço CRT-SP de Inovação”, com previsão de instalação até março de 2024, justificando os motivos do interesse do conselho em estar presente no PqTec. “Nosso propósito é estabelecer parcerias para incentivar estudantes e profissionais técnicos a criarem novos projetos, que fomentem o desenvolvimento no setor técnico e tecnológico”, explica. Conectar, segundo a gerente de novos projetos e inovação do CRT-SP, é a palavra de ordem num ambiente tão propício para empreendedorismo, tecnologia e inovação. “Conectar é oferecer oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, fomentar projetos inovadores, incentivar o networking e o estabelecimento de conexões e parcerias”, emenda a palestrante, apontando dados do Observatório Nacional da Indústria – hub de dados da indústria brasileira – de que o Brasil tem mais de 77 mil vagas de trabalho para profissionais técnicos. “O Espaço CRT-SP de Inovação poderá aumentar o número de técnicos preparados para essas oportunidades. E nós pretendemos trazê-los para dentro do PqTec por meio de convênios com empresas que oportunizem treinamento prático para técnicos e alunos de escolas técnicas”, complementa. técnicas
Troféu “Empresa em Destaque” – Por iniciativa do Grupo de Trabalho para Incentivar o Registro de Empresas no CRT-SP, coordenado pelo conselheiro Felipe Leal de Oliveira, os representantes de empresas registradas que estiveram no evento receberam um troféu com a insígnia “Empresa em Destaque”. Pela AVIV Telecom, compareceu o casal Manoel da Silva Pinto Filho, responsável técnico; e Erika da Silva Moreira Pinto, sócia-proprietária. “Recebemos o convite e fizemos questão de viajarmos até São José dos Campos, pois o CRT-SP tem proporcionado meios para que as empresas tenham bons produtos entregues à sociedade, com responsáveis técnicos habilitados e cada vez mais valorizados”, testemunham. Situada na região de Itaquera, zona leste da capital paulista, a AVIV Telecom é um provedor de internet e comunicação multimídia que atende empresas e a população da região; e, segundo o casal, participar do evento proporcionou conhecimentos por meio de palestras, e novas oportunidades de negócios. “Estamos sempre nos atualizando, com visitas a feiras e eventos, para que possamos levar serviços de qualidade aos nossos clientes”, conclui o Técnico em Eletrotécnica, Manoel da Silva Pinto Filho. agradecido pela “maravilhosa” experiência.
Representantes de empresas homenageados com o troféu “Empresa em Destaque”; à esquerda, Manoel da Silva Pinto Filho e Erika da Silva Moreira Pinto, pela AVIV Telecom
A homenagem é simbólica, mas a causa é nobre e importante; pois, a partir do momento em que a empresa segue o que preconiza a legislação vigente, efetivando o registro como pessoa jurídica e orientando seus profissionais a também se registrarem para o exercício legal da atividade, os técnicos sentem-se mais valorizados, a própria empresa adquire mais respeito e a sociedade fica mais segura. Enfim, todos ganham!
Para ter acesso às fotos do evento “Inovação e Valoração Profissional Técnica”, acesse a galeria de imagens do site www.crtsp.gov.br; ou, clique aqui.
Texto: JD Morbidelli
Últimas notícias
Abertura do evento “Inovação e Valoração Profissional Técnica” no auditório do PqTec, em São José dos Campos
Sem dúvidas, o Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTec) é um dos maiores e mais importantes polos de ciência, inovação, tecnologia e empreendedorismo do país, com área total superior a 188.000 m2 e 55.000 m2 de edificações, com cerca de 170 empresas, de grande, médio e pequeno porte, além de startups, centros técnicos e universitários, auditórios e espaços de conveniência. Foi nesse complexo que, no dia 25 de outubro de 2023, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) reuniu autoridades locais, representantes de empresas, dirigentes de entidades e representantes de instituições de ensino técnico – Centro Paula Souza (CPS), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SP), e Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – para o evento “Inovação e Valoração Profissional Técnica” que, por assim dizer, marca a entrada do conselho no PqTec, após tratativas que convergiram para a assinatura de um acordo com a entidade mantenedora, Associação Parque Tecnológico São José dos Campos (APTSJC), conforme preconiza o artigo 12, inciso XV, da Lei nº 13.639/2018, no que cerne às competências dos conselhos regionais: “firmar convênios e outros instrumentos legais para a valoração e a qualificação profissional”.
Antes de passar a palavra a cada autoridade integrante da mesa solene – Alberto Alves Marques Filho, secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos; George Lucas Zenha de Toledo, presidente da Fundação Hélio Augusto de Souza (FUNDHAS) e representante do prefeito municipal; Cel. Valdir Pavão, presidente da Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros (FUNDABOM); e Wilson Wanderlei Vieira, presidente da Federação Nacional dos Técnicos Industriais (FENTEC) –, o presidente, Gilberto Takao Sakamoto, deu as boas-vindas aos participantes e traçou um panorama geral atualizado do CRT-SP, enfatizando a “missão, visão e valores”; a responsabilidade precípua de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional; a retrospectiva histórica do movimento dos técnicos, desde o surgimento das primeiras entidades pré-sindicais até a sanção presidencial da Lei nº 13.639/2018; a diferenciação entre associação, sindicato e conselho de classe; a estrutura administrativa do conselho; a atualização dos números de profissionais e empresas registrados, bem como da emissão de Termo de Responsabilidade Técnica (TRT) – cada documento equivale a um serviço prestado –; e as ações orientativas de fiscalização. Ele finalizou com a apresentação de um vídeo, protagonizado pelo administrador de empresas e comunicador Max Gehringer, destinado às empresas; e com os prêmios de melhores práticas recebidos pelo CRT-SP em sequenciais edições da Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais, em Brasília.
Palestra inaugural – Segundo o secretário, Alberto Alves Marques Filho, diariamente transitam pelo PqTec cerca de 8 mil pessoas – alunos, na maioria. “Estamos muito contentes com a presença de um importante conselho profissional dentro do PqTec”, comemora o convidado para a palestra inaugural “Profissionais Técnicos no Parque Tecnológico São José dos Campos”. Ele iniciou a explanação com informações sobre o desenvolvimento social e econômico do município ao longo das décadas, passando de estância climática em meados de 1940 para referência nacional em inovação e tecnologia, com a qualificação profissional como prioridade na gestão atual. “Por conta disso, a Prefeitura Municipal quer atender as diretrizes definidas no Plano Nacional de Educação (PNE); ou seja, queremos triplicar o número atual de alunos de nível técnico, que representa um aumento de 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB)”, projeta.
Sobre a oferta de cursos e do mapa do mercado de trabalho local, ele cita o Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza (CEPHAS), da rede municipal de ensino, que oferta aproximadamente 1100 vagas por ano –muitas modalidades abrangidas pelo Sistema CFT/CRT, como edificações e eletrônica –; e o Programa Qualifica São José, com cursos gratuitos de desenvolvimento profissional em indústria, comércio, serviços, agroindústria, construção civil, empreendedorismo e inovação. “Nos últimos doze meses, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) ofereceu mais de 200 vagas para técnicos, e na área da indústria foram contratadas mais de 36 mil pessoas em 2023”, orgulha-se Alexsey Neves, que integra a pasta municipal como diretor com foco no apoio e na qualificação ao trabalhador.
Alberto Alves Marques Filho: “Profissionais Técnicos no Parque Tecnológico São José dos Campos”
Outros conteúdos – Antes de explanar sobre a “Parceria Estratégica CRT-SP e FUNDABOM”, o presidente da entidade, Cel. Valdir Pavão, apresentou a estrutura da organização, criada em 2013 com o objetivo de promover e difundir a produção de conhecimento cultural e científico na área de prevenção de incêndios e emergências. Também pautaram a apresentação ações e projetos realizados e em prospecção – inclusive, de caráter socioambiental –, treinamentos e atividades de cunho esportivo. Como cursos de capacitação profissional, por meio de acordos de cooperação celebrado entre entidades, ele destaca o Curso de Especialização para Projeto de Segurança contra Incêndio, que ofertará 80 vagas para profissionais técnicos devidamente registados no CRT-SP e legalmente habilitados para as atribuições inseridas na Resolução CFT nº 100/2020, que “estabelece quais profissionais estão habilitados a atuar no âmbito de elaboração e execução de Projetos de Prevenção e Combate a Incêndio perante o Corpo de Bombeiros”.
Cel. Valdir Pavão: “Parceria Estratégica CRT-SP e FUNDABOM”
Com o tema “A Importância da Contratação de Profissionais Técnicos Registrados no CRT-SP”, Camila Lisboa, de certa forma, representou todas as empresas presentes no evento. Coordenadora de talent acquisition da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), cujo corpo técnico é muito significativo, com cerca de 5 mil funcionários atuando em atividades técnicas, ela iniciou com números referentes ao Programa de Estágio, com período de até dois anos e que proporciona oportunidades de aplicação do conhecimento acadêmico na prática profissional da indústria espacial. “Buscamos candidatos com perfil de inovação, dinamicidade e tecnologia, dispostos a se desenvolverem e se tornarem protagonistas em suas carreiras”, explica a analista de recursos humanos, emendando com o Programa Jovem Aprendiz, que objetiva capacitar jovens interessados em ingressar no setor de aviação. Outro programa gerador de oportunidade na EMBRAER é o Summer Job, retomado em 2023 a partir da demanda de alunos em feiras e eventos, que busca inseri-los no mercado da aviação.
Para enriquecer ainda mais a apresentação, a palestrante contou com as considerações e explicações de dois profissionais da empresa: Marcelo Calil Apolinário, supervisor de produção; e Carlos Alberto Balo, supervisor de engenharia.
Camila Lisboa: “A Importância da Contratação de Profissionais Técnicos Registrados no CRT-SP”
Espaço CRT-SP de Inovação – Para encerrar o ciclo de palestras no evento “Inovação e Valoração Profissional Técnica”, Fabiana Herculano Moraes, trouxe um spoiler do “Projeto Espaço CRT-SP de Inovação”, com previsão de instalação até março de 2024, justificando os motivos do interesse do conselho em estar presente no PqTec. “Nosso propósito é estabelecer parcerias para incentivar estudantes e profissionais técnicos a criarem novos projetos, que fomentem o desenvolvimento no setor técnico e tecnológico”, explica. Conectar, segundo a gerente de novos projetos e inovação do CRT-SP, é a palavra de ordem num ambiente tão propício para empreendedorismo, tecnologia e inovação. “Conectar é oferecer oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, fomentar projetos inovadores, incentivar o networking e o estabelecimento de conexões e parcerias”, emenda a palestrante, apontando dados do Observatório Nacional da Indústria – hub de dados da indústria brasileira – de que o Brasil tem mais de 77 mil vagas de trabalho para profissionais técnicos. “O Espaço CRT-SP de Inovação poderá aumentar o número de técnicos preparados para essas oportunidades. E nós pretendemos trazê-los para dentro do PqTec por meio de convênios com empresas que oportunizem treinamento prático para técnicos e alunos de escolas técnicas”, complementa. técnicas
Troféu “Empresa em Destaque” – Por iniciativa do Grupo de Trabalho para Incentivar o Registro de Empresas no CRT-SP, coordenado pelo conselheiro Felipe Leal de Oliveira, os representantes de empresas registradas que estiveram no evento receberam um troféu com a insígnia “Empresa em Destaque”. Pela AVIV Telecom, compareceu o casal Manoel da Silva Pinto Filho, responsável técnico; e Erika da Silva Moreira Pinto, sócia-proprietária. “Recebemos o convite e fizemos questão de viajarmos até São José dos Campos, pois o CRT-SP tem proporcionado meios para que as empresas tenham bons produtos entregues à sociedade, com responsáveis técnicos habilitados e cada vez mais valorizados”, testemunham. Situada na região de Itaquera, zona leste da capital paulista, a AVIV Telecom é um provedor de internet e comunicação multimídia que atende empresas e a população da região; e, segundo o casal, participar do evento proporcionou conhecimentos por meio de palestras, e novas oportunidades de negócios. “Estamos sempre nos atualizando, com visitas a feiras e eventos, para que possamos levar serviços de qualidade aos nossos clientes”, conclui o Técnico em Eletrotécnica, Manoel da Silva Pinto Filho. agradecido pela “maravilhosa” experiência.
Representantes de empresas homenageados com o troféu “Empresa em Destaque”; à esquerda, Manoel da Silva Pinto Filho e Erika da Silva Moreira Pinto, pela AVIV Telecom
A homenagem é simbólica, mas a causa é nobre e importante; pois, a partir do momento em que a empresa segue o que preconiza a legislação vigente, efetivando o registro como pessoa jurídica e orientando seus profissionais a também se registrarem para o exercício legal da atividade, os técnicos sentem-se mais valorizados, a própria empresa adquire mais respeito e a sociedade fica mais segura. Enfim, todos ganham!
Para ter acesso às fotos do evento “Inovação e Valoração Profissional Técnica”, acesse a galeria de imagens do site www.crtsp.gov.br; ou, clique aqui.
Texto: JD Morbidelli
Últimas notícias
Central de Atendimento
(11) 3580-1000
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00
E-mails:
Orientações e dúvidas sobre senhas, atualizações cadastrais, registro de profissionais ou empresas, carteira profissional, anuidades (boletos), atribuições profissionais, prazos e esclarecimento de outras dúvidas
atendimento@crtsp.gov.br
Orientações e dúvidas sobre cadastro e registro de empresas
empresa@crtsp.gov.br
Orientações e dúvidas sobre emissão de Termo de Responsabilidade Técnica (TRT)
trt@crtsp.gov.br
Exclusivo para agendamento de palestras orientativas nas instituições de ensino técnico
palestrasescolas@crtsp.gov.br
Orientações e dúvidas sobre fiscalização (notificações e autos de infração)
fiscalizacao@crtsp.gov.br
Orientações e dúvidas sobre cadastro de instituições de ensino técnico
escola@crtsp.gov.br
Serviço de Atendimento ao Técnico
Solicitações não atendidas, casos de urgência, reclamações, sugestões e elogios
sat@crtsp.gov.br
Endereços:
Sede:
Edifício Liber 1000 Offices
Avenida da Liberdade, 1000 – 16º andar – Liberdade
CEP: 01502-001 – São Paulo SP
Escritório Regional de Campinas:
Storage Tower Centro Empresarial
Avenida Nossa Senhora de Fátima, 3.000 – 1º andar – Sala 4B – Vila Israel
CEP 13478-540 – Americana SP
Escritório Regional de Bauru:
Edifício Business Office
Avenida Getúlio Vargas, 21-51 – 3º andar – Sala 33 – Jardim Europa
CEP 17017-000 – Bauru SP
Escritório Regional Baixada Santista:
Edifício Helbor Offices
Avenida Benjamim Constant, 61 – 22º andar – Sala 2207 – Centro
CEP 11310-500 – São Vicente SP
Escritório Regional do Vale do Paraíba:
Edifício Osvaldo Cruz
Avenida Marechal Floriano Peixoto, 347 – 9º andar – Sala 910 – Centro
CEP 12210-030 – São José dos Campos SP
Horário de Atendimento Presencial
Sede
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00
Escritórios Regionais
Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 12h00; e das 13h30 às 16h00
© Copyright 2019 - 2024 | Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo