Notícias

CRT-SP Talks: Mulheres na Área Técnica

  • 9 de março de 2021

No Dia Internacional da Mulher, CRT-SP promove evento com profissionais técnicas, estudantes, instituições de ensino e empresas para discutir temas relacionados à igualdade na carreira técnica

CRT-SP Talks: Mulheres na Área Técnica: se você perdeu, assista pelo canal do CRT-SP no YouTube

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março de 2021 o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) realizou em ambiente virtual o CRT-SP Talks: Mulheres na Área Técnica, reunindo – em quatro painéis distintos – profissionais que já atuam no setor técnico, estudantes, instituições de ensino e representantes de empresas, todos convergindo para um objetivo comum: abordar temas relacionados à igualdade na carreira técnica, visando incentivá-las através de histórias inspiradoras e criar oportunidades para que mais mulheres ocupem espaço no mercado de trabalho. É a primeira vez que uma autarquia pública federal reúne tantas lideranças femininas para um debate exclusivo de temas voltados à mulher, e essa temática se faz necessária em todos os setores e ambientes sociais. Dos mais de 115 mil profissionais técnicos registrados no CRT-SP, por exemplo, somente 7% são do gênero feminino; porém, aos poucos as mulheres estão quebrando paradigmas, rompendo barreiras e receios impostos pela própria sociedade e ocupando com competência seu merecido espaço.

Para realizar o evento, o CRT-SP contou com o apoio de entidades e associações, como o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-SP), Federação Nacional dos Técnicos Industriais (FENTEC), Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (SINTEC-SP), Associação dos Técnicos das Empresas Energéticas do Estado de São Paulo (ATEESP) e o Conselho Nacional das Associações de Técnicos Industriais (CONTAE).

Também apoiaram institucionalmente as principais instituições de ensino técnico do estado: Centro Paula Souza (CPS), Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SP), além do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE); da comunidade Elas no AVAC-R, que congrega profissionais do setor de refrigeração e climatização; e das empresas ORACLE Corporation com o projeto ORACLE Academy, TRANE Brasil e VOITH Brasil.

Abertura oficial – Na abertura oficial Gilberto Takao Sakamoto agradeceu a presença, participação e colaboração de todos, parabenizando as mulheres pelo seu dia e destacando que, apesar de muitas conquistas femininas ao longo das décadas, ainda existe um preconceito que precisa ser combatido. “Só para constar, o CRT-SP conta com 45 colaboradores, dos quais 20 são colaboradoras; e dos 12 cargos de liderança, mais da metade são ocupados por mulheres”, disse.

Após as considerações iniciais do presidente, foi a vez das lideranças femininas do conselho deixarem seus recados. “Eu me sinto muito honrada e privilegiada por participar desse evento, tão importante para nós mulheres e também para a sociedade de maneira geral”, agradeceu a diretora administrativa Sandra Zamboli Fontana, mencionando também a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo 5º objetivo dos 17 propostos para o desenvolvimento sustentável refere-se, justamente, à igualdade de gênero. “Podemos contribuir para transformar o mundo. Depende de mim, depende de você, mas depende muito mais de nós; afinal, é com união de esforços que concretizaremos nossos objetivos”, convoca.

A conselheira Monique Fernanda Xavier destacou suas três formações técnicas – design de interiores, desenho de construção civil e eletrotécnica – e o firme propósito de se tornar técnica desde a infância, quando se deparou com uma construção com o nome do responsável pelo projeto. “Desde criança eu adorava desenhar e ao ver uma placa com o nome do responsável, disse à minha mãe: ‘um dia eu quero uma placa dessas com meu nome’”, recorda.

Por sua vez, a conselheira Daiana Aparecida Romanini Zanon Terêncio falou sobre sua formação como Técnica em Meio Ambiente e seu trabalho atual como responsável técnica de uma empresa. “Eu demorei um pouco para conseguir espaço na minha área, mas não desisti, pois sempre fui uma pessoa ousada e determinada”, conta, desejando que o evento encoraje e sirva de subsídio para que as mulheres não desistam de seus objetivos, especialmente no setor técnico.

Painel Profissionais: “Os Desafios da Mulher na Carreira Técnica Industrial”

Painel Profissionais – Como mediadora do evento, primeiramente a assessora de marketing e inovação Fabiana Herculano Moraes apresentou o Painel Profissionais: “Os Desafios da Mulher na Carreira Técnica Industrial”, com a participação de profissionais compartilhando suas histórias, aprendizados e experiências por já exercerem a profissão e verem suas vidas transformadas a partir dessa escolha. São elas: Bárbara Fonseca (19:30), Técnica em Edificações formada pela ETEC Dra. Ruth Cardoso em São Vicente e que, atualmente, trabalha como fiscal de obras na Prefeitura de Praia Grande; Bianca Braga Viola Chagas (30:05), também Técnica em Edificações formada pela mesma instituição e também engenheira civil graças, segundo ela, à formação técnica; Carmosinda Santos (38:00), Técnica Mecânica em Refrigeração e Climatização formada pelo SENAI Oscar Rodrigues Alves em São Paulo, idealizadora da comunidade Elas no AVAC-R, e que considera a formação técnica um divisor de águas em sua vida; e, completando o painel, Mariana Andrade (43:35), outra Técnica em Edificações formada pela ETEC Dra. Ruth Cardoso, curso que lhe possibilitou conseguir o primeiro emprego.

Todas as convidadas compartilharam histórias incríveis, regadas de desafios e superações, mas também de motivações e conquistas pessoais, que podem ser acompanhadas integralmente assistindo ao evento disponibilizado no YouTube.


Painel Estudantes: “A Jornada da Aluna de Curso Técnico”

Painel Estudantes – Cinco alunas e ex-alunas aceitaram o convite do CRT-SP para participar do Painel Estudantes: “A Jornada da Aluna de Curso Técnico”, transmitindo um pouco de seus desafios durante a formação técnica e as conquistas que enriquecem suas jovens carreiras. São elas: Renata da Silva Santos (1:14:00), Técnica em Mecânica ex-aluna no SENAI Oscar Rodrigues Alves em São Paulo, medalhista da delegação na WorldSkills 2013 – a olimpíada do conhecimento, e que sempre contou com o apoio da família independente da área escolhida; Heloísa Carvalho de Baptista (1:20:30), aluna de curso médio integrado ao técnico na ETEC Profª Ilza Nascimento Pintus em São José dos Campos, e finalista do 3º Hackathon Acadêmico de Robótica realizado pelo CPS em 2020; Ana Luiza Petruso de Melo (1:26:00), recém-formada Técnica em Eletroeletrônica pelo IFSP em Bragança Paulista, e também professora no curso de extensão criativa para o ensino fundamental; e, ainda, Manuella Cristina Rodrigues Gonçalves (1:30:32) e Mariana Cachator Cardoso (1:33:29), ambas recentemente formadas Técnicas em Meio Ambiente pela ETEC Conselheiro Antonio Prado em Campinas, áreas que lhes despertaram muito interesse por incentivo de professores advindos de cursos técnicos e pelos problemas enfrentados no planeta em relação à sustentabilidade.

Acompanhe pelo YouTube a jornada dessas alunas e ex-alunas que optaram por cursos técnicos e que, apesar de muito jovens, colecionam conquistas profissionais e têm histórias para compartilhar.

Painel Instituições de Ensino: “As Iniciativas das Instituições de Ensino para Aumentar a Participação de Meninas em Cursos Técnicos”

Painel Instituições de Ensino – Para debate no Painel Instituições de Ensino: “As Iniciativas das Instituições de Ensino para Aumentar a Participação de Meninas em Cursos Técnicos”, representantes das três principais instituições de ensino do estado expuseram algumas iniciativas para incentivar mais meninas a ingressarem e se manterem em cursos técnicos até a formação e inserção no mercado de trabalho. São elas: Lucília Guerra (1:39:30), professora e diretora do Centro de Capacitação Técnica (CETEC) do CPS, responsável por promover a formação continuada de cerca de 17 mil professores da educação básica para o ensino técnico e tecnológico; Karina Maretti (1:55:54), professora e diretora de pesquisa do IFSP, também eleita diretora para o campus de Jundiaí, além de mestre e doutora em energias alternativas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); e Cássia Cruz (2:07:10), gerente de educação do SENAI-SP, entidade prestes a completar 80 anos de fundação, que atualmente conta com 93 escolas fixas e 78 escolas móveis distribuídas pelo estado.

No canal do YouTube você tem acesso à íntegra da apresentação das representantes dessas importantes instituições de ensino.

Painel Empresas: “Igualdade na Carreira Técnica”

Painel Empresas – Representantes de diferentes empresas e organizações que empregam profissionais técnicos compuseram o Painel Empresas: “Igualdade na Carreira Técnica”, falando sobre empregabilidade e programas de incentivo desenvolvidos pelas corporações para incentivar a inserção de mulheres em seus quadros de colaboradoras. São elas: Heloisa Santos (2:38:38), Técnica em Mecânica formada pelo SENAI Mariano Ferraz em São Paulo e integrante do centro de formação técnica da VOITH Brasil, empresa do ramo metalúrgico que desenvolve projetos para incentivar jovens e adolescentes a serem inseridos no ambiente da organização; Fabiana Valente (2:55:06), gerente do programa Oracle Academy, que propicia apoio e inclusão de mulheres, desenvolvido pela Oracle Corporation, empresa de origem norte-americana do setor de tecnologia e informática; Lilene Ruy (3:14:30), psicóloga, estudante de pedagogia e supervisora do CIEE, responsável pela inclusão de todas as meninas no programa de estágio; e, fechando o painel Cybele Ozório (3:30:50), Técnica em Eletrônica formada pela ETEC Júlio de Mesquita em Santo André e atualmente coordenadora de projetos no SEBRAE-SP.

As iniciativas das empresas para incentivar e contratar mulheres para cargos e atividades técnicas, com elucidação de suas representantes, também podem ser conferidas integralmente no YouTube.

Nota da Redação: Gerente de marketing da TRANE Brasil, Juliana Reinhardt esteve impossibilitada de participar do painel por cuidados com a saúde.

Encerramento – Presidente do CFT, Wilson Wanderlei Vieira elogiou os organizadores do evento e enalteceu as conquistas das mulheres nas últimas décadas. “Temos que parabenizar as mulheres, pois vencer as barreiras nunca foi fácil. Saibam que no setor técnico, elas têm seu espaço e os conselhos estão de braços abertos para recebê-las”, discursou.

Representantes do CRT-SP, Gilberto Takao Sakamoto, Sandra Zamboli Fontana e Monique Fernanda Xavier retornaram para as considerações finais, agradecimentos e despedida, lembrando que recentemente foi instituído o Grupo de Trabalho de Valorização Profissional da Mulher, com o objetivo de desenvolver ações que vão ao encontro proposto pelo evento, como combater o preconceito e contribuir com o aumento de oportunidades de trabalho para mulheres em carreiras técnicas; promover debates e ações práticas voltadas à valorização profissional da mulher e inserção no mercado de trabalho em igualdade de condições; estudar mecanismos, junto às escolas técnicas, para aumentar a busca de cursos técnicos por mulheres; entre outras linhas de trabalho.

Para ver a imagens do evento, clique aqui.

Últimas notícias

Técnicos em Metalurgia: dando “vida” ao metal bruto

Sistema CFT/CRT baixa resolução para definir e disciplinar as atribuições dos Técnicos em Metalurgia Resolução CFT nº 128/2021: conquista para os profissionais técnicos do setor…
Ler mais...

Fique atento à anuidade 2021

Sistema CFT/CRT estabelece novo prazo para pagamento à vista da anuidade 2021 e opção de parcelamento em até cinco vezes, tanto para pessoa física como…
Ler mais...

26 de março de 2021: aniversário da Lei nº 13.639/2018

Três anos de conquistas e garantia de novas atribuições para os profissionais técnicos de diversas modalidades, gerando empregos e impactando milhares de famílias Aniversário da…
Ler mais...

CRT-SP Talks: Mulheres na Área Técnica

  • 9 de março de 2021

No Dia Internacional da Mulher, CRT-SP promove evento com profissionais técnicas, estudantes, instituições de ensino e empresas para discutir temas relacionados à igualdade na carreira técnica

CRT-SP Talks: Mulheres na Área Técnica: se você perdeu, assista pelo canal do CRT-SP no YouTube

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março de 2021 o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) realizou em ambiente virtual o CRT-SP Talks: Mulheres na Área Técnica, reunindo – em quatro painéis distintos – profissionais que já atuam no setor técnico, estudantes, instituições de ensino e representantes de empresas, todos convergindo para um objetivo comum: abordar temas relacionados à igualdade na carreira técnica, visando incentivá-las através de histórias inspiradoras e criar oportunidades para que mais mulheres ocupem espaço no mercado de trabalho. É a primeira vez que uma autarquia pública federal reúne tantas lideranças femininas para um debate exclusivo de temas voltados à mulher, e essa temática se faz necessária em todos os setores e ambientes sociais. Dos mais de 115 mil profissionais técnicos registrados no CRT-SP, por exemplo, somente 7% são do gênero feminino; porém, aos poucos as mulheres estão quebrando paradigmas, rompendo barreiras e receios impostos pela própria sociedade e ocupando com competência seu merecido espaço.

Para realizar o evento, o CRT-SP contou com o apoio de entidades e associações, como o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-SP), Federação Nacional dos Técnicos Industriais (FENTEC), Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (SINTEC-SP), Associação dos Técnicos das Empresas Energéticas do Estado de São Paulo (ATEESP) e o Conselho Nacional das Associações de Técnicos Industriais (CONTAE).

Também apoiaram institucionalmente as principais instituições de ensino técnico do estado: Centro Paula Souza (CPS), Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SP), além do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE); da comunidade Elas no AVAC-R, que congrega profissionais do setor de refrigeração e climatização; e das empresas ORACLE Corporation com o projeto ORACLE Academy, TRANE Brasil e VOITH Brasil.

Abertura oficial – Na abertura oficial Gilberto Takao Sakamoto agradeceu a presença, participação e colaboração de todos, parabenizando as mulheres pelo seu dia e destacando que, apesar de muitas conquistas femininas ao longo das décadas, ainda existe um preconceito que precisa ser combatido. “Só para constar, o CRT-SP conta com 45 colaboradores, dos quais 20 são colaboradoras; e dos 12 cargos de liderança, mais da metade são ocupados por mulheres”, disse.

Após as considerações iniciais do presidente, foi a vez das lideranças femininas do conselho deixarem seus recados. “Eu me sinto muito honrada e privilegiada por participar desse evento, tão importante para nós mulheres e também para a sociedade de maneira geral”, agradeceu a diretora administrativa Sandra Zamboli Fontana, mencionando também a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo 5º objetivo dos 17 propostos para o desenvolvimento sustentável refere-se, justamente, à igualdade de gênero. “Podemos contribuir para transformar o mundo. Depende de mim, depende de você, mas depende muito mais de nós; afinal, é com união de esforços que concretizaremos nossos objetivos”, convoca.

A conselheira Monique Fernanda Xavier destacou suas três formações técnicas – design de interiores, desenho de construção civil e eletrotécnica – e o firme propósito de se tornar técnica desde a infância, quando se deparou com uma construção com o nome do responsável pelo projeto. “Desde criança eu adorava desenhar e ao ver uma placa com o nome do responsável, disse à minha mãe: ‘um dia eu quero uma placa dessas com meu nome’”, recorda.

Por sua vez, a conselheira Daiana Aparecida Romanini Zanon Terêncio falou sobre sua formação como Técnica em Meio Ambiente e seu trabalho atual como responsável técnica de uma empresa. “Eu demorei um pouco para conseguir espaço na minha área, mas não desisti, pois sempre fui uma pessoa ousada e determinada”, conta, desejando que o evento encoraje e sirva de subsídio para que as mulheres não desistam de seus objetivos, especialmente no setor técnico.

Painel Profissionais: “Os Desafios da Mulher na Carreira Técnica Industrial”

Painel Profissionais – Como mediadora do evento, primeiramente a assessora de marketing e inovação Fabiana Herculano Moraes apresentou o Painel Profissionais: “Os Desafios da Mulher na Carreira Técnica Industrial”, com a participação de profissionais compartilhando suas histórias, aprendizados e experiências por já exercerem a profissão e verem suas vidas transformadas a partir dessa escolha. São elas: Bárbara Fonseca (19:30), Técnica em Edificações formada pela ETEC Dra. Ruth Cardoso em São Vicente e que, atualmente, trabalha como fiscal de obras na Prefeitura de Praia Grande; Bianca Braga Viola Chagas (30:05), também Técnica em Edificações formada pela mesma instituição e também engenheira civil graças, segundo ela, à formação técnica; Carmosinda Santos (38:00), Técnica Mecânica em Refrigeração e Climatização formada pelo SENAI Oscar Rodrigues Alves em São Paulo, idealizadora da comunidade Elas no AVAC-R, e que considera a formação técnica um divisor de águas em sua vida; e, completando o painel, Mariana Andrade (43:35), outra Técnica em Edificações formada pela ETEC Dra. Ruth Cardoso, curso que lhe possibilitou conseguir o primeiro emprego.

Todas as convidadas compartilharam histórias incríveis, regadas de desafios e superações, mas também de motivações e conquistas pessoais, que podem ser acompanhadas integralmente assistindo ao evento disponibilizado no YouTube.


Painel Estudantes: “A Jornada da Aluna de Curso Técnico”

Painel Estudantes – Cinco alunas e ex-alunas aceitaram o convite do CRT-SP para participar do Painel Estudantes: “A Jornada da Aluna de Curso Técnico”, transmitindo um pouco de seus desafios durante a formação técnica e as conquistas que enriquecem suas jovens carreiras. São elas: Renata da Silva Santos (1:14:00), Técnica em Mecânica ex-aluna no SENAI Oscar Rodrigues Alves em São Paulo, medalhista da delegação na WorldSkills 2013 – a olimpíada do conhecimento, e que sempre contou com o apoio da família independente da área escolhida; Heloísa Carvalho de Baptista (1:20:30), aluna de curso médio integrado ao técnico na ETEC Profª Ilza Nascimento Pintus em São José dos Campos, e finalista do 3º Hackathon Acadêmico de Robótica realizado pelo CPS em 2020; Ana Luiza Petruso de Melo (1:26:00), recém-formada Técnica em Eletroeletrônica pelo IFSP em Bragança Paulista, e também professora no curso de extensão criativa para o ensino fundamental; e, ainda, Manuella Cristina Rodrigues Gonçalves (1:30:32) e Mariana Cachator Cardoso (1:33:29), ambas recentemente formadas Técnicas em Meio Ambiente pela ETEC Conselheiro Antonio Prado em Campinas, áreas que lhes despertaram muito interesse por incentivo de professores advindos de cursos técnicos e pelos problemas enfrentados no planeta em relação à sustentabilidade.

Acompanhe pelo YouTube a jornada dessas alunas e ex-alunas que optaram por cursos técnicos e que, apesar de muito jovens, colecionam conquistas profissionais e têm histórias para compartilhar.

Painel Instituições de Ensino: “As Iniciativas das Instituições de Ensino para Aumentar a Participação de Meninas em Cursos Técnicos”

Painel Instituições de Ensino – Para debate no Painel Instituições de Ensino: “As Iniciativas das Instituições de Ensino para Aumentar a Participação de Meninas em Cursos Técnicos”, representantes das três principais instituições de ensino do estado expuseram algumas iniciativas para incentivar mais meninas a ingressarem e se manterem em cursos técnicos até a formação e inserção no mercado de trabalho. São elas: Lucília Guerra (1:39:30), professora e diretora do Centro de Capacitação Técnica (CETEC) do CPS, responsável por promover a formação continuada de cerca de 17 mil professores da educação básica para o ensino técnico e tecnológico; Karina Maretti (1:55:54), professora e diretora de pesquisa do IFSP, também eleita diretora para o campus de Jundiaí, além de mestre e doutora em energias alternativas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); e Cássia Cruz (2:07:10), gerente de educação do SENAI-SP, entidade prestes a completar 80 anos de fundação, que atualmente conta com 93 escolas fixas e 78 escolas móveis distribuídas pelo estado.

No canal do YouTube você tem acesso à íntegra da apresentação das representantes dessas importantes instituições de ensino.

Painel Empresas: “Igualdade na Carreira Técnica”

Painel Empresas – Representantes de diferentes empresas e organizações que empregam profissionais técnicos compuseram o Painel Empresas: “Igualdade na Carreira Técnica”, falando sobre empregabilidade e programas de incentivo desenvolvidos pelas corporações para incentivar a inserção de mulheres em seus quadros de colaboradoras. São elas: Heloisa Santos (2:38:38), Técnica em Mecânica formada pelo SENAI Mariano Ferraz em São Paulo e integrante do centro de formação técnica da VOITH Brasil, empresa do ramo metalúrgico que desenvolve projetos para incentivar jovens e adolescentes a serem inseridos no ambiente da organização; Fabiana Valente (2:55:06), gerente do programa Oracle Academy, que propicia apoio e inclusão de mulheres, desenvolvido pela Oracle Corporation, empresa de origem norte-americana do setor de tecnologia e informática; Lilene Ruy (3:14:30), psicóloga, estudante de pedagogia e supervisora do CIEE, responsável pela inclusão de todas as meninas no programa de estágio; e, fechando o painel Cybele Ozório (3:30:50), Técnica em Eletrônica formada pela ETEC Júlio de Mesquita em Santo André e atualmente coordenadora de projetos no SEBRAE-SP.

As iniciativas das empresas para incentivar e contratar mulheres para cargos e atividades técnicas, com elucidação de suas representantes, também podem ser conferidas integralmente no YouTube.

Nota da Redação: Gerente de marketing da TRANE Brasil, Juliana Reinhardt esteve impossibilitada de participar do painel por cuidados com a saúde.

Encerramento – Presidente do CFT, Wilson Wanderlei Vieira elogiou os organizadores do evento e enalteceu as conquistas das mulheres nas últimas décadas. “Temos que parabenizar as mulheres, pois vencer as barreiras nunca foi fácil. Saibam que no setor técnico, elas têm seu espaço e os conselhos estão de braços abertos para recebê-las”, discursou.

Representantes do CRT-SP, Gilberto Takao Sakamoto, Sandra Zamboli Fontana e Monique Fernanda Xavier retornaram para as considerações finais, agradecimentos e despedida, lembrando que recentemente foi instituído o Grupo de Trabalho de Valorização Profissional da Mulher, com o objetivo de desenvolver ações que vão ao encontro proposto pelo evento, como combater o preconceito e contribuir com o aumento de oportunidades de trabalho para mulheres em carreiras técnicas; promover debates e ações práticas voltadas à valorização profissional da mulher e inserção no mercado de trabalho em igualdade de condições; estudar mecanismos, junto às escolas técnicas, para aumentar a busca de cursos técnicos por mulheres; entre outras linhas de trabalho.

Para ver a imagens do evento, clique aqui.

Últimas notícias

Técnicos em Metalurgia: dando “vida” ao metal bruto

Sistema CFT/CRT baixa resolução para definir e disciplinar as atribuições dos Técnicos em Metalurgia Resolução CFT nº 128/2021: conquista para os profissionais técnicos do setor…
Ler mais...

Fique atento à anuidade 2021

Sistema CFT/CRT estabelece novo prazo para pagamento à vista da anuidade 2021 e opção de parcelamento em até cinco vezes, tanto para pessoa física como…
Ler mais...

26 de março de 2021: aniversário da Lei nº 13.639/2018

Três anos de conquistas e garantia de novas atribuições para os profissionais técnicos de diversas modalidades, gerando empregos e impactando milhares de famílias Aniversário da…
Ler mais...