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Abertura oficial: considerações do diretor geral do IFSP de Bragança Paulista e do vice-presidente do CRT-SP
Durante três dias, mais precisamente de 17 a 19 de outubro de 2024, uma equipe do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) deslocou-se até o interior paulista para participar, como um dos principais apoiadores institucionais, da 14ª BRAGANTEC, importante evento de divulgação de projetos técnicos e científicos do estado, realizado anualmente pelo Instituto
Federal de São Paulo (IFSP) de Bragança Paulista. Após as boas-vindas do diretor geral, João Roberto Moro, o vice-presidente do CRT-SP, José Avelino Rosa, parabenizou os organizadores e ressaltou que os profissionais técnicos, independentemente da modalidade em que trabalham, têm mais facilidades e oportunidades de entraram para o mercado de trabalho. “No entanto, nada cai do céu; é preciso trabalhar como em qualquer outra profissão”, aconselha. É importante lembrar que para exercer legalmente a atividade, os técnicos precisam estar registrados no conselho. “Reflitam sobre a trajetória que desejam seguir; certamente, os cursos técnicos trarão muita satisfação pessoal e um bom futuro profissional”, emenda.
Coordenador adjunto da Comissão de Educação e Atribuições Profissional, o conselheiro Claudemir Roque da Costa destacou o quão importante foi a formação técnica – ele é da área de mecânica – para sua carreira profissional mencionando, inclusive, que muitos jovens têm oportunidades de morar fora do país para adquirir experiência internacional e implementar esses conhecimentos no Brasil. Destaque também para a presença de outro integrante da pasta, o conselheiro Agostinho Ferreira Gomes.
Avaliação e menção honrosa para projetos – “Temos orgulho em cumprirmos nosso planejamento ao oferecer apoio institucional à BRAGANTEC, a terceira grande feira de projetos técnico-científicos em que participamos ao longo de 2024, homenageando dezenas de estudantes por projetos inovadores de cursos técnicos”, expõe a gerente de novos projetos e inovação, Fabiana Herculano Moraes, adiantando que no próximo ano essas iniciativas serão expandidas de maneira a fortalecer ainda mais o apoio à educação técnica e à inovação.
Responsável pelo Projeto Divulga Técnico, que tem como objetivo levar ao conhecimento dos alunos das redes públicas do ensino fundamental e médio, bem como a seus responsáveis legais, as vantagens de ingressarem em cursos técnicos, Fabiana Herculano Moraes encabeçou a equipe destinada à avaliação dos projetos nos primeiros dias de evento, com a cooperação de funcionários de diferentes áreas; entre eles, o assessor da presidência, Ademir Alves do Amaral, responsável também pela prospecção de palestras orientativas ministradas nas escolas técnicas, preparando os alunos prestes a se formaram sobre as atribuições legais inerentes à cada modalidade, as oportunidades do mercado de trabalho e outras informações importantes no dia a dia da profissão.
Após serem avaliados mediante critérios como planejamento, execução e inovação em relação ao projeto; e atitude científica, criatividade, apresentação oral e materiais, no que tange aos alunos, o CRT-SP atribuiu menção honrosa aos idealizadores dos projetos, na seguinte ordem:
1º lugar: “Dignidade Feminina: Dispenser Automático de Absorventes”
Instituição: IFSP de Campinas
Estudantes: Hillary Gabrielly de Oliveira Ribeiro, Letícia Zenone Rigon e Ana Clara Arcolini Dias
Orientador: Edson Anício Duarte
Objetivo: desenvolvimento de um distribuidor automático de pacotes de absorventes colocado nos banheiros, utilizando sensores, microcontroladores, LEDs e tags, contribuindo para combater o problema de mau uso, distribuição inadequada, falta de demanda e controle dos produtos de higiene.
2º lugar: Blink Vision: Desenvolvimento de um Dispositivo Tecnológico e Acessível para Navegação Independente de Pessoas com Deficiência Visual”
Instituição: Colégio Técnico de Campinas (COTUCA)
Estudantes: Juliato Coutinho, Eduarda Graziele de Paiva e Hugo Gomes Soares
Orientadora: Andreia Cristina de Souza
Objetivo: criar um equipamento destinado a auxiliar deficientes visuais em suas atividades diárias de deslocamento, por meio de tecnologias de baixo custo, como inteligência artificial e internet das coisas em um dispositivo portátil, contendo uma câmera para identificar objetos e obstáculos ao redor do usuário.
3º lugar: “FrutiFicando Água: Sistema de Coleta de Água de Neblina no Contexto de uma Horta Comunitária Urbana”
Instituição: IFSP de Hortolândia
Estudante: Luís Gustavo Matos dos Santos
Orientadora: Luciana de Jesus Jatobá
Objetivo: avaliar a viabilidade de um sistema de captação de coleta de água de neblina para irrigação da horta comunitária do IFSP de Hortolândia durante os meses da estação seca, com o desenvolvimento de um protótipo a partir de dados climáticos de temperatura média, umidade relativa do ar média e umidade absoluta do ar média na região metropolitana de Campinas.
Avaliação e seleção dos projetos pela equipe do CRT-SP nos dois primeiros dias da 14ª BRAGANTEC
Tanto os estudantes idealizadores dos projetos como seus orientadores receberam um certificado de menção honrosa do CRT-SP, entregues pelo vice-presidente, José Avelino Rosa, durante o encerramento da 14ª BRAGANTEC. Parabéns a todos!
Vice-presidente do CRT-SP, José Avelino Rosa, entregando o certificado de menção honrosa para os idealizadores dos projetos selecionados
Texto: JD Morbidelli
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Abertura oficial: considerações do diretor geral do IFSP de Bragança Paulista e do vice-presidente do CRT-SP
Durante três dias, mais precisamente de 17 a 19 de outubro de 2024, uma equipe do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) deslocou-se até o interior paulista para participar, como um dos principais apoiadores institucionais, da 14ª BRAGANTEC, importante evento de divulgação de projetos técnicos e científicos do estado, realizado anualmente pelo Instituto
Federal de São Paulo (IFSP) de Bragança Paulista. Após as boas-vindas do diretor geral, João Roberto Moro, o vice-presidente do CRT-SP, José Avelino Rosa, parabenizou os organizadores e ressaltou que os profissionais técnicos, independentemente da modalidade em que trabalham, têm mais facilidades e oportunidades de entraram para o mercado de trabalho. “No entanto, nada cai do céu; é preciso trabalhar como em qualquer outra profissão”, aconselha. É importante lembrar que para exercer legalmente a atividade, os técnicos precisam estar registrados no conselho. “Reflitam sobre a trajetória que desejam seguir; certamente, os cursos técnicos trarão muita satisfação pessoal e um bom futuro profissional”, emenda.
Coordenador adjunto da Comissão de Educação e Atribuições Profissional, o conselheiro Claudemir Roque da Costa destacou o quão importante foi a formação técnica – ele é da área de mecânica – para sua carreira profissional mencionando, inclusive, que muitos jovens têm oportunidades de morar fora do país para adquirir experiência internacional e implementar esses conhecimentos no Brasil. Destaque também para a presença de outro integrante da pasta, o conselheiro Agostinho Ferreira Gomes.
Avaliação e menção honrosa para projetos – “Temos orgulho em cumprirmos nosso planejamento ao oferecer apoio institucional à BRAGANTEC, a terceira grande feira de projetos técnico-científicos em que participamos ao longo de 2024, homenageando dezenas de estudantes por projetos inovadores de cursos técnicos”, expõe a gerente de novos projetos e inovação, Fabiana Herculano Moraes, adiantando que no próximo ano essas iniciativas serão expandidas de maneira a fortalecer ainda mais o apoio à educação técnica e à inovação.
Responsável pelo Projeto Divulga Técnico, que tem como objetivo levar ao conhecimento dos alunos das redes públicas do ensino fundamental e médio, bem como a seus responsáveis legais, as vantagens de ingressarem em cursos técnicos, Fabiana Herculano Moraes encabeçou a equipe destinada à avaliação dos projetos nos primeiros dias de evento, com a cooperação de funcionários de diferentes áreas; entre eles, o assessor da presidência, Ademir Alves do Amaral, responsável também pela prospecção de palestras orientativas ministradas nas escolas técnicas, preparando os alunos prestes a se formaram sobre as atribuições legais inerentes à cada modalidade, as oportunidades do mercado de trabalho e outras informações importantes no dia a dia da profissão.
Após serem avaliados mediante critérios como planejamento, execução e inovação em relação ao projeto; e atitude científica, criatividade, apresentação oral e materiais, no que tange aos alunos, o CRT-SP atribuiu menção honrosa aos idealizadores dos projetos, na seguinte ordem:
1º lugar: “Dignidade Feminina: Dispenser Automático de Absorventes”
Instituição: IFSP de Campinas
Estudantes: Hillary Gabrielly de Oliveira Ribeiro, Letícia Zenone Rigon e Ana Clara Arcolini Dias
Orientador: Edson Anício Duarte
Objetivo: desenvolvimento de um distribuidor automático de pacotes de absorventes colocado nos banheiros, utilizando sensores, microcontroladores, LEDs e tags, contribuindo para combater o problema de mau uso, distribuição inadequada, falta de demanda e controle dos produtos de higiene.
2º lugar: Blink Vision: Desenvolvimento de um Dispositivo Tecnológico e Acessível para Navegação Independente de Pessoas com Deficiência Visual”
Instituição: Colégio Técnico de Campinas (COTUCA)
Estudantes: Juliato Coutinho, Eduarda Graziele de Paiva e Hugo Gomes Soares
Orientadora: Andreia Cristina de Souza
Objetivo: criar um equipamento destinado a auxiliar deficientes visuais em suas atividades diárias de deslocamento, por meio de tecnologias de baixo custo, como inteligência artificial e internet das coisas em um dispositivo portátil, contendo uma câmera para identificar objetos e obstáculos ao redor do usuário.
3º lugar: “FrutiFicando Água: Sistema de Coleta de Água de Neblina no Contexto de uma Horta Comunitária Urbana”
Instituição: IFSP de Hortolândia
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Objetivo: avaliar a viabilidade de um sistema de captação de coleta de água de neblina para irrigação da horta comunitária do IFSP de Hortolândia durante os meses da estação seca, com o desenvolvimento de um protótipo a partir de dados climáticos de temperatura média, umidade relativa do ar média e umidade absoluta do ar média na região metropolitana de Campinas.
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Texto: JD Morbidelli
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