Notícias
66ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP realizada no Hotel Leques Brasil, em São Paulo
Reuniu-se, no dia 28 de outubro de 2024, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP), de forma híbrida no Hotel Leques Brasil, para a realização da 66ª Sessão Plenária Ordinária, conduzida pelo presidente, Gilberto Takao Sakamoto, acompanhado do vice-presidente, José Avelino Rosa; do diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; do diretor financeiro, Pedro Carlos Valcante; do diretor de fiscalização e normas, Rubens dos Santos; e do conselheiro federal, Narciso Donizete Fontana, convidado para fazer parte da mesa solene.
Como mestre de cerimônia, Mesaque Araújo da Silva realizou a leitura da tríade “missão, visão e valores”, conforme estabelece a cultura organizacional e o planejamento plurianual do Sistema CFT/CRTs, seguido da execução do Hino Nacional Brasileiro e a confirmação nominal do quórum regimental. Na sequência, o diretor administrativo apresentou os principais documentos recebidos e expedidos no período, antes da aprovação da ata da 65ª Sessão Plenária Ordinária, realizada virtualmente no dia 30 de setembro de 2024, com apenas uma solicitação de ajuste por parte do conselheiro, Rafael da Silva.
No tempo que lhes é permitido regimentalmente, manifestaram-se os coordenadores de comissões permanentes e grupos de trabalho, na seguinte ordem: Nelson Henrique Silva Spressão, da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento; Monique Fernanda Xavier, como coordenadora adjunta da Comissão do Exercício Profissional; Claudemir Roque da Costa, do Grupo de Trabalho Automotivo; Nilson José Alves, como coordenador adjunto da Comissão de Ética Profissional; Adão Roberto Ricci, da Comissão de Fiscalização; Moises Geraldo da Silva, do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Sustentável; e Flávio Aparecido Vinha, do Grupo de Trabalho de Energias Renováveis (Limpa e Acessível), que destacou a visita dos integrantes do grupo a duas empresas de Sorocaba, para troca de experiências e melhor compreensão das práticas de energias renováveis aplicadas na região.
Também contribuíram, com suas ponderações: Cláudio Roberto Marques; Adevandro Benedito Olmeda; Daiana Aparecida Romanini Zanon Terêncio; novamente, Moises Geraldo da Silva; Marco Aurélio da Costa; Agostinho Ferreira Gomes; o conselheiro federal, Narciso Donizete Fontana; e, para finalizar, o diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende, que trouxe números de síndicos cadastrados na plataforma online gratuita Técnico que Faz, como resultado da participação do CRT-SP no Café com Síndico: “O Evento do Síndico Conectado”, na Mooca e em São Caetano do Sul. “Quero agradecer a todos os conselheiros presentes que fazem o melhor para colaborar com nosso sistema; isso é ser técnico e faz a diferença. Não adianta ficar brigando, fazendo picuinhas e criando dificuldades, pois a elevação se dá com bom trabalho e dedicação”, dá o recado.
Chamado pelo presidente, o gerente administrativo, Paulo Eduardo Reif de Jesus Netto Junior, fez uma breve apresentação do espaço de conveniência estruturado pelo CRT-SP em atendimento ao Sindicato dos Trabalhadores das Autarquias de Fiscalização do Exercício Profissional e Entidades Coligadas no Estado de São Paulo (SINSEXPRO), a partir de reinvindicações expostas pelos próprios funcionários.
Ordem do dia – Objetos de vista dos conselheiros Rafael da Silva e Marco Aurélio da Costa, a Deliberação Ad Referendum nº 012/2024 e o balancete de agosto – não apresentado pelo segundo conselheiro – foram aprovadas em plenário; o ato referendado é concernente ao Termo de Cooperação Técnica firmado entre oito Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais (CRTs) para a realização do Seminário Nacional dos Técnicos Industriais (SENATEC 2024).
As atividades prosseguiram com a apresentação das contas do mês de setembro pelo contador, Odair Dutra, também aprovadas após a leitura do parecer fundamentado da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, coordenada por Nelson Henrique Silva Spressão.
Auditor interno, Mesaque Araújo da Silva fez uma minuciosa apresentação do Relatório de Gestão Integrado do Terceiro Trimestre de 2024, destacando, na mensagem do presidente, algumas ações engendradas pelo CRT-SP no período. “Nosso principal objetivo, como conselho de classe, é orientar e fiscalizar a atividade profissional dos técnicos, para que assim todos se sintam mais seguros e protegidos contra eventuais irregularidades ou condutas antiéticas que acarretem riscos à sociedade”, traz o documento. Apresentou também a proposta orçamentária para 2025, seguindo dos pareceres fundamentados da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento. Submetidas à deliberação plenária, ambas as matérias foram aprovadas.
Planejamento estratégico – Gerente de compliance e planejamento estratégico, Adalto de Jesus Vieira Pinto iniciou sua apresentação falando da relevância dos valores institucionais que guiam as decisões estratégicas e fortalecem a cultura organizacional do conselho. A gerência é responsável pelo desenvolvimento do planejamento estratégico, construído a partir dos planos de ação estruturados por cada área em alinhamento com a proposta orçamentária anteriormente aprovada. Uma das inovações para 2025 é a inclusão de dois novos planos de ação: da gerência de infraestrutura e patrimônio, que visa garantir a manutenção e otimização dos recursos físicos materiais e imateriais; e da auditoria interna, comprometida com a avaliação dos processos e a conformidade regulatória. Ademais, comparando aos números do ano anterior, ele observou a inclusão de 22,20% do valor da gerência financeira destinado ao combate da inadimplência, alocado para a área finalística de maneira a reforçar o compromisso para uso estratégico dos recursos.
Gilberto Takao Sakamoto parabenizou a ambos pela apresentação, bem como aos gerentes que participaram da elaboração da proposta orçamentária e dos planos de ação. “Nosso intuito é melhorar cada vez mais, atender ao Tribunal de Contas da União (TCU) e as expectativas da sociedade, atuando principalmente pela valorização dos profissionais com a criação de novas oportunidades de trabalho”, destaca, salientando que todos os documentos relativos às atividades são publicados no Portal da Transparência e estão disponíveis para consulta pública. “É preciso tomar cuidado com acusações infundadas, pois estamos ilesos a qualquer ato irregular e também merecemos respeito”, adverte, sob aplausos.
Com condução do vice-presidente, foram apreciados processos provenientes da Comissão de Fiscalização e Comissão do Exercício Profissional, mediante leitura dos conselheiros relatores e deliberação plenária.
Para ter acesso, temporariamente, às fotos da 66ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP, clique aqui.
Texto: JD Morbidelli
Últimas notícias
66ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP realizada no Hotel Leques Brasil, em São Paulo
Reuniu-se, no dia 28 de outubro de 2024, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP), de forma híbrida no Hotel Leques Brasil, para a realização da 66ª Sessão Plenária Ordinária, conduzida pelo presidente, Gilberto Takao Sakamoto, acompanhado do vice-presidente, José Avelino Rosa; do diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; do diretor financeiro, Pedro Carlos Valcante; do diretor de fiscalização e normas, Rubens dos Santos; e do conselheiro federal, Narciso Donizete Fontana, convidado para fazer parte da mesa solene.
Como mestre de cerimônia, Mesaque Araújo da Silva realizou a leitura da tríade “missão, visão e valores”, conforme estabelece a cultura organizacional e o planejamento plurianual do Sistema CFT/CRTs, seguido da execução do Hino Nacional Brasileiro e a confirmação nominal do quórum regimental. Na sequência, o diretor administrativo apresentou os principais documentos recebidos e expedidos no período, antes da aprovação da ata da 65ª Sessão Plenária Ordinária, realizada virtualmente no dia 30 de setembro de 2024, com apenas uma solicitação de ajuste por parte do conselheiro, Rafael da Silva.
No tempo que lhes é permitido regimentalmente, manifestaram-se os coordenadores de comissões permanentes e grupos de trabalho, na seguinte ordem: Nelson Henrique Silva Spressão, da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento; Monique Fernanda Xavier, como coordenadora adjunta da Comissão do Exercício Profissional; Claudemir Roque da Costa, do Grupo de Trabalho Automotivo; Nilson José Alves, como coordenador adjunto da Comissão de Ética Profissional; Adão Roberto Ricci, da Comissão de Fiscalização; Moises Geraldo da Silva, do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Sustentável; e Flávio Aparecido Vinha, do Grupo de Trabalho de Energias Renováveis (Limpa e Acessível), que destacou a visita dos integrantes do grupo a duas empresas de Sorocaba, para troca de experiências e melhor compreensão das práticas de energias renováveis aplicadas na região.
Também contribuíram, com suas ponderações: Cláudio Roberto Marques; Adevandro Benedito Olmeda; Daiana Aparecida Romanini Zanon Terêncio; novamente, Moises Geraldo da Silva; Marco Aurélio da Costa; Agostinho Ferreira Gomes; o conselheiro federal, Narciso Donizete Fontana; e, para finalizar, o diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende, que trouxe números de síndicos cadastrados na plataforma online gratuita Técnico que Faz, como resultado da participação do CRT-SP no Café com Síndico: “O Evento do Síndico Conectado”, na Mooca e em São Caetano do Sul. “Quero agradecer a todos os conselheiros presentes que fazem o melhor para colaborar com nosso sistema; isso é ser técnico e faz a diferença. Não adianta ficar brigando, fazendo picuinhas e criando dificuldades, pois a elevação se dá com bom trabalho e dedicação”, dá o recado.
Chamado pelo presidente, o gerente administrativo, Paulo Eduardo Reif de Jesus Netto Junior, fez uma breve apresentação do espaço de conveniência estruturado pelo CRT-SP em atendimento ao Sindicato dos Trabalhadores das Autarquias de Fiscalização do Exercício Profissional e Entidades Coligadas no Estado de São Paulo (SINSEXPRO), a partir de reinvindicações expostas pelos próprios funcionários.
Ordem do dia – Objetos de vista dos conselheiros Rafael da Silva e Marco Aurélio da Costa, a Deliberação Ad Referendum nº 012/2024 e o balancete de agosto – não apresentado pelo segundo conselheiro – foram aprovadas em plenário; o ato referendado é concernente ao Termo de Cooperação Técnica firmado entre oito Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais (CRTs) para a realização do Seminário Nacional dos Técnicos Industriais (SENATEC 2024).
As atividades prosseguiram com a apresentação das contas do mês de setembro pelo contador, Odair Dutra, também aprovadas após a leitura do parecer fundamentado da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, coordenada por Nelson Henrique Silva Spressão.
Auditor interno, Mesaque Araújo da Silva fez uma minuciosa apresentação do Relatório de Gestão Integrado do Terceiro Trimestre de 2024, destacando, na mensagem do presidente, algumas ações engendradas pelo CRT-SP no período. “Nosso principal objetivo, como conselho de classe, é orientar e fiscalizar a atividade profissional dos técnicos, para que assim todos se sintam mais seguros e protegidos contra eventuais irregularidades ou condutas antiéticas que acarretem riscos à sociedade”, traz o documento. Apresentou também a proposta orçamentária para 2025, seguindo dos pareceres fundamentados da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento. Submetidas à deliberação plenária, ambas as matérias foram aprovadas.
Planejamento estratégico – Gerente de compliance e planejamento estratégico, Adalto de Jesus Vieira Pinto iniciou sua apresentação falando da relevância dos valores institucionais que guiam as decisões estratégicas e fortalecem a cultura organizacional do conselho. A gerência é responsável pelo desenvolvimento do planejamento estratégico, construído a partir dos planos de ação estruturados por cada área em alinhamento com a proposta orçamentária anteriormente aprovada. Uma das inovações para 2025 é a inclusão de dois novos planos de ação: da gerência de infraestrutura e patrimônio, que visa garantir a manutenção e otimização dos recursos físicos materiais e imateriais; e da auditoria interna, comprometida com a avaliação dos processos e a conformidade regulatória. Ademais, comparando aos números do ano anterior, ele observou a inclusão de 22,20% do valor da gerência financeira destinado ao combate da inadimplência, alocado para a área finalística de maneira a reforçar o compromisso para uso estratégico dos recursos.
Gilberto Takao Sakamoto parabenizou a ambos pela apresentação, bem como aos gerentes que participaram da elaboração da proposta orçamentária e dos planos de ação. “Nosso intuito é melhorar cada vez mais, atender ao Tribunal de Contas da União (TCU) e as expectativas da sociedade, atuando principalmente pela valorização dos profissionais com a criação de novas oportunidades de trabalho”, destaca, salientando que todos os documentos relativos às atividades são publicados no Portal da Transparência e estão disponíveis para consulta pública. “É preciso tomar cuidado com acusações infundadas, pois estamos ilesos a qualquer ato irregular e também merecemos respeito”, adverte, sob aplausos.
Com condução do vice-presidente, foram apreciados processos provenientes da Comissão de Fiscalização e Comissão do Exercício Profissional, mediante leitura dos conselheiros relatores e deliberação plenária.
Para ter acesso, temporariamente, às fotos da 66ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP, clique aqui.
Texto: JD Morbidelli
Últimas notícias
Central de Atendimento
(11) 3580-1000
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00
E-mails:
Orientações e dúvidas sobre senhas, atualizações cadastrais, registro de profissionais ou empresas, carteira profissional, anuidades (boletos), atribuições profissionais, prazos e esclarecimento de outras dúvidas
atendimento@crtsp.gov.br
Orientações e dúvidas sobre cadastro e registro de empresas
empresa@crtsp.gov.br
Orientações e dúvidas sobre emissão de Termo de Responsabilidade Técnica (TRT)
trt@crtsp.gov.br
Exclusivo para agendamento de palestras orientativas nas instituições de ensino técnico
palestrasescolas@crtsp.gov.br
Orientações e dúvidas sobre fiscalização (notificações e autos de infração)
fiscalizacao@crtsp.gov.br
Orientações e dúvidas sobre cadastro de instituições de ensino técnico
escola@crtsp.gov.br
Serviço de Atendimento ao Técnico
Solicitações não atendidas, casos de urgência, reclamações, sugestões e elogios
sat@crtsp.gov.br
Endereços:
Sede:
Edifício Liber 1000 Offices
Avenida da Liberdade, 1000 – 16º andar – Liberdade
CEP: 01502-001 – São Paulo SP
Escritório Regional de Campinas:
Storage Tower Centro Empresarial
Avenida Nossa Senhora de Fátima, 3.000 – 1º andar – Sala 4B – Vila Israel
CEP 13478-540 – Americana SP
Escritório Regional de Bauru:
Edifício Business Office
Avenida Getúlio Vargas, 21-51 – 3º andar – Sala 33 – Jardim Europa
CEP 17017-000 – Bauru SP
Escritório Regional Baixada Santista:
Edifício Helbor Offices
Avenida Benjamim Constant, 61 – 22º andar – Sala 2207 – Centro
CEP 11310-500 – São Vicente SP
Escritório Regional do Vale do Paraíba:
Edifício Osvaldo Cruz
Avenida Marechal Floriano Peixoto, 347 – 9º andar – Sala 910 – Centro
CEP 12210-030 – São José dos Campos SP
Horário de Atendimento Presencial
Sede
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00
Escritórios Regionais
Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 12h00; e das 13h30 às 16h00
© Copyright 2019 - 2024 | Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo