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Notícias

CRT-SP: 63ª Sessão Plenária Ordinária

  • 1 de agosto de 2024

Aprovado: contas de junho, Relatório de Gestão Integrado do 1º Semestre de 2024, e termo de cooperação técnica firmado com entidades técnicas

63ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP realizada no Hotel Leques Brasil, em São Paulo

O plenário deliberativo do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) reuniu-se na quinta-feira, 1º de agosto de 2024, para a 63ª Sessão Plenária Ordinária, de forma híbrida, no Hotel Leques Brasil, na capital paulista. De início, as atividades foram conduzidas pelo vice-presidente, José Avelino Rosa, que ocupou a mesa de trabalho com o diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; o diretor financeiro, Pedro Carlos Valcante; e o diretor de fiscalização e normas, Rubens dos Santos. Como convidados, estavam o conselheiro federal, Narciso Donizete Fontana; e o presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 3ª Região (CRT-03), Luis Paulo de Sousa.

Mesaque Araújo da Silva, mestre de cerimônia, iniciou com a leitura da “missão, visão e valores”, conforme a cultura organizacional e o planejamento plurianual do Sistema CFT/CRTs, seguido da execução do Hino Nacional Brasileiro e a confirmação nominal do quórum regimental.

Após a aprovação da ata 62ª Sessão Plenária Ordinária, realizada em 24 de junho, o diretor administrativo fez a leitura das principais comunicações e correspondências recebidas no período. E, como de praxe, os coordenadores das comissões permanentes e grupos de trabalho explanaram, sucintamente, sobre as linhas de atividades inerentes à cada pasta: Luis Eduardo Castro Quitério, pela Comissão de Ética Profissional; Danilo dos Santos Santana, pelo Grupo de Trabalho de Prevenção de Catástrofes junto à Defesa Civil, com considerações do vice-presidente quanto à necessidade de alteração de leis e normas municipais para melhor atender às atribuições legais dos técnicos; Nelson Henrique Silva Spressão, pela Comissão de Tomada de Contas e Orçamento; Adão Roberto Ricci, pela Comissão de Fiscalização, com destaque à distribuição de processos para análise dos membros antes da apreciação plenária; Adriano Simões de Oliveira, pela Comissão do Exercício Profissional; Moises Geraldo da Silva, pelo Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Sustentável, adiantando que as atividades iniciarão tratando de resíduos sólidos na construção civil; Sidney de Souza Junior, pela Comissão de Educação e Atribuições Profissionais; Claudemir Roque da Costa, pelo Grupo de Trabalho Automotivo; e, remotamente, Flávio Aparecido Vinha, pelo Grupo de Trabalho de Energias Renováveis (Limpa e Acessível), acrescentando que o próximo passo será a divulgação do Manual de Energias Renováveis, elaborado pelo setor de comunicação em atendimento à demanda do grupo.

Também fizeram uso da palavra no tempo que lhes é permitido regimentalmente: Marco Aurélio da Costa, Altamar Antunes Alves, Adevandro Benedito Olmeda, Rafael da Silva e José Antonio Campos. Por sua vez, Narciso Donizete Fontana saudou a presença dos integrantes do CRT-03, desejando à diretoria uma “abençoada” administração. “É muito gratificante acompanhar as áreas em que os grupos de trabalho e as comissões estão atuando, e esse trabalho serve de base para os regionais e para o federal”, elogiou o conselheiro federal, opinião compartilhada pelo próprio presidente, Luis Paulo de Sousa. “Estou viajando por alguns lugares para adquirir conhecimentos, e agradeço a todos pelo aprendizado e a acolhida”, resume. Ele esteve acompanhado da diretora administrativa, Maria Amélia Calheiros Santos; e de seu assessor, Augusto Vaz.

 

Luis Paulo de Sousa: “Estou viajando por alguns lugares para adquirir conhecimentos, e agradeço a todos pelo aprendizado e a acolhida”

Leitura da pauta e ordem do dia – Presidente do CRT-SP, Gilberto Takao Sakamoto deu continuidade aos trabalhos, sugerindo a alteração de um item da pauta para o final, considerando tratar-se de um processo ético de caráter sigiloso. Foi aprovado, ad referendum, o termo de cooperação técnica firmado entre o CRT-SP com a Federação Nacional dos Técnicos Industriais (FENTEC) e o Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (SINTEC-SP), para a realização do evento “Celebração pelos 45 Anos do Movimento dos Técnicos Industriais”, no dia 2 de agosto na ETEC Getúlio Vargas. Gerente de novos projetos e inovação, Fabiana Herculano Moraes expôs as responsabilidades de cada parte envolvida e a dinâmica do evento, que visa resgatar fatos importantes do movimento e trazer um conteúdo de palestras voltado ao futuro e à valorização da profissão. Submetido à deliberação plenária, o termo foi aprovado pela maioria dos conselheiros.

Gilberto Takao Sakamoto dá continuidade aos trabalhos anteriormente conduzidos pelo vice-presidente

Sequencialmente, o contador Odair Dutra apresentou as contas do mês de junho, sempre com comparativos em relação ao mês anterior e ao mesmo período do exercício passado. Novo coordenador da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, Nelson Henrique Silva Spressão fez a leitura do parecer fundamentado, resultado de um trabalho de dois dias com verificação de todos os processos e peças contábeis, com recomendação favorável à aprovação. Após o pedido de vistas e leitura do relato com sugestões do conselheiro Rafael da Silva, as contas do mês foram submetidas à votação e aprovadas pela grande maioria dos conselheiros.

Em atendimento às determinações do Tribunal de Contas da União (TCU), ao artigo 70 da Constituição Federal e aos parâmetros da Resolução CFT nº 196/2022, o auditor interno Mesaque Araújo da Silva apresentou o Relatório de Gestão Integrado do 1º Semestre de 2024, que traz um compêndio do que o conselho realizou, nas diferentes áreas e setores, em atendimento às demandas dos profissionais e expectativas da sociedade, de maneira a zelar por sua proteção e bem-estar frente às irregularidades cometidas por técnicos não habilitados. Em votação após a leitura o parecer da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, o relatório também foi aprovado pelos conselheiros e será encaminhado para apreciação do plenário do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT).

Mesaque Araújo da Silva: apresentação do Relatório de Gestão Integrado do 1º Semestre de 2024

Nos assuntos de interesse geral, o diretor administrativo explanou sobre a participação do CRT-SP na 34ª EXPO USIPA, em Ipatinga (MG), uma das mais importantes feiras do país para divulgação e fomento de negócios e serviços; e também fez menção ao Café com Síndico: “O Evento do Síndico Conectado”, na cidade de Piracicaba.

Para ter acesso, temporariamente, às fotos da 63ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP, clique aqui.

Texto: JD Morbidelli

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O plenário deliberativo do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) reuniu-se na quinta-feira, 1º de agosto de 2024, para a 63ª Sessão Plenária Ordinária, de forma híbrida, no Hotel Leques Brasil, na capital paulista. De início, as atividades foram conduzidas pelo vice-presidente, José Avelino Rosa, que ocupou a mesa de trabalho com o diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; o diretor financeiro, Pedro Carlos Valcante; e o diretor de fiscalização e normas, Rubens dos Santos. Como convidados, estavam o conselheiro federal, Narciso Donizete Fontana; e o presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 3ª Região (CRT-03), Luis Paulo de Sousa.

Mesaque Araújo da Silva, mestre de cerimônia, iniciou com a leitura da “missão, visão e valores”, conforme a cultura organizacional e o planejamento plurianual do Sistema CFT/CRTs, seguido da execução do Hino Nacional Brasileiro e a confirmação nominal do quórum regimental.

Após a aprovação da ata 62ª Sessão Plenária Ordinária, realizada em 24 de junho, o diretor administrativo fez a leitura das principais comunicações e correspondências recebidas no período. E, como de praxe, os coordenadores das comissões permanentes e grupos de trabalho explanaram, sucintamente, sobre as linhas de atividades inerentes à cada pasta: Luis Eduardo Castro Quitério, pela Comissão de Ética Profissional; Danilo dos Santos Santana, pelo Grupo de Trabalho de Prevenção de Catástrofes junto à Defesa Civil, com considerações do vice-presidente quanto à necessidade de alteração de leis e normas municipais para melhor atender às atribuições legais dos técnicos; Nelson Henrique Silva Spressão, pela Comissão de Tomada de Contas e Orçamento; Adão Roberto Ricci, pela Comissão de Fiscalização, com destaque à distribuição de processos para análise dos membros antes da apreciação plenária; Adriano Simões de Oliveira, pela Comissão do Exercício Profissional; Moises Geraldo da Silva, pelo Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Sustentável, adiantando que as atividades iniciarão tratando de resíduos sólidos na construção civil; Sidney de Souza Junior, pela Comissão de Educação e Atribuições Profissionais; Claudemir Roque da Costa, pelo Grupo de Trabalho Automotivo; e, remotamente, Flávio Aparecido Vinha, pelo Grupo de Trabalho de Energias Renováveis (Limpa e Acessível), acrescentando que o próximo passo será a divulgação do Manual de Energias Renováveis, elaborado pelo setor de comunicação em atendimento à demanda do grupo.

Também fizeram uso da palavra no tempo que lhes é permitido regimentalmente: Marco Aurélio da Costa, Altamar Antunes Alves, Adevandro Benedito Olmeda, Rafael da Silva e José Antonio Campos. Por sua vez, Narciso Donizete Fontana saudou a presença dos integrantes do CRT-03, desejando à diretoria uma “abençoada” administração. “É muito gratificante acompanhar as áreas em que os grupos de trabalho e as comissões estão atuando, e esse trabalho serve de base para os regionais e para o federal”, elogiou o conselheiro federal, opinião compartilhada pelo próprio presidente, Luis Paulo de Sousa. “Estou viajando por alguns lugares para adquirir conhecimentos, e agradeço a todos pelo aprendizado e a acolhida”, resume. Ele esteve acompanhado da diretora administrativa, Maria Amélia Calheiros Santos; e de seu assessor, Augusto Vaz.

 

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Em atendimento às determinações do Tribunal de Contas da União (TCU), ao artigo 70 da Constituição Federal e aos parâmetros da Resolução CFT nº 196/2022, o auditor interno Mesaque Araújo da Silva apresentou o Relatório de Gestão Integrado do 1º Semestre de 2024, que traz um compêndio do que o conselho realizou, nas diferentes áreas e setores, em atendimento às demandas dos profissionais e expectativas da sociedade, de maneira a zelar por sua proteção e bem-estar frente às irregularidades cometidas por técnicos não habilitados. Em votação após a leitura o parecer da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, o relatório também foi aprovado pelos conselheiros e será encaminhado para apreciação do plenário do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT).

Mesaque Araújo da Silva: apresentação do Relatório de Gestão Integrado do 1º Semestre de 2024

Nos assuntos de interesse geral, o diretor administrativo explanou sobre a participação do CRT-SP na 34ª EXPO USIPA, em Ipatinga (MG), uma das mais importantes feiras do país para divulgação e fomento de negócios e serviços; e também fez menção ao Café com Síndico: “O Evento do Síndico Conectado”, na cidade de Piracicaba.

Para ter acesso, temporariamente, às fotos da 63ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP, clique aqui.

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