Notícias

CRT-SP: 23ª Sessão Plenária Ordinária

  • 22 de março de 2021

Em atendimento às medidas mais restritivas de isolamento social, 23ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP volta a ser realizada em ambiente virtual

23ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP, realizada virtualmente no dia 23 de março de 2021

Em virtude das novas restrições de isolamento social para conter a disseminação da pandemia de coronavírus (COVID-19), a 23ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) do dia 22 de março de 2021 voltou a ser realizada em ambiente virtual. “O Brasil já perdeu mais de 294 mil pessoas para a COVID-19, e cada um tem que fazer a sua parte para que essa doença seja exterminada de vez”, discursou o presidente Gilberto Takao Sakamoto em tom de comoção, lamentando o falecimento do conselheiro Paulo Mori; do presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro (CRT-RJ), Sirney Braga – ambos vítimas de coronavírus –; e do diretor de fiscalização e normas do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 3ª Região (CRT-03), José Amaro Parente, em decorrência de parada cardíaca. Assim, foi respeitado um minuto de silêncio antes da verificação do quórum regimental e execução do Hino Nacional Brasileiro.

Pela diretoria executiva também estiverem virtualmente presentes o vice-presidente José Avelino Rosa, a diretora administrativa Sandra Zamboli Fontana, o diretor financeiro Pedro Carlos Valcante, e o diretor de fiscalização e normas Rubens dos Santos. Destaque ainda para a presença, como convidado, do presidente do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), Wilson Wanderlei Vieira, que também lamentou a perda dos “companheiros” anteriormente citados.

Tanto a ata da 21ª Sessão Plenária Ordinária realizada em 18 de janeiro de 2021 – objeto de pedido de vistas na plenária anterior –, quanto a da 22ª Sessão Plenária Ordinária realizada em 22 de fevereiro de 2021 foram aprovadas, com pequenos ajustes textuais a serem observados. Seguiram-se as comunicações e correspondências recebidas e expedidas relatadas pela diretora administrativa Sandra Zamboli Fontana. Nos comunicados dos conselheiros, ênfase para a sugestão do conselheiro Marco Aurélio da Costa de uma moção de pesar em homenagem póstuma e agradecimentos ao conselheiro Paulo Mori pelos relevantes serviços prestados ao conselho, devendo ser entregue à sua família – item incluído como extrapauta e votado por aclamação com salva de palmas.

Ordem do dia – Wilson Wanderlei Vieira Junior e Leonardo Breviglieri procederam com a leitura de seus relatos fundamentados das contas referentes ao mês de dezembro de 2020, seguido de esclarecimentos do gerente Mesaque Araújo da Silva e do procurador jurídico Ricardo Campos. Em votação, a prestação de contas do mês e, consequentemente, do exercício de 2020, foi aprovada pela maioria dos conselheiros.

Em discussão, na sequência, as contas referentes ao meses de janeiro e fevereiro de 2021, com relatórios financeiros apresentados separadamente pelo contador Odair Dutra e leitura dos pareceres favoráveis à aprovação pelo coordenador da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, Paulo Eduardo Finhane Trigo. Devido aos pedidos de vistas dos conselheiros Wilson Wanderlei Vieira Junior e José Tadeu de Aguiar Pio em relação a janeiro, e dos conselheiros Wilson Wanderlei Vieira Junior e Altamar Antunes Alves em relação a fevereiro, as matérias voltarão à pauta na próxima sessão plenária.

Especialista em planejamento estratégico, o gerente geral Mesaque Araújo da Silva apresentou detalhadamente o Relatório de Gestão Integrado 2020 do CRT-SP, nos termos do artigo 70 da Constituição Federal, que versa sobre a “fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta”; e conforme preconiza o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Resolução CFT nº 129/2021. Submetido à votação plenária pelo presidente Gilberto Takao Sakamoto, o relatório foi aprovado e elogiado por diversos conselheiros.

Por sugestão da diretoria executiva foi instituído o Grupo de Trabalho para Avaliação da Aquisição da Futura Sede do CRT-SP e a Comissão Especial de Inadimplência, com leitura das justificativas por parte da diretora administrativa Sandra Zamboli Fontana, sendo ambos aprovados com as seguintes formações propostas:

GRUPO DE TRABALHO PARA AVALIAÇÃO DA AQUISIÇÃO DA FUTURA SEDE DO CRT-SP
Integrantes: João Batista dos Reis, José Lucas dos Santos Oliveira, Leonardo Breviglieri, Paulo Eduardo Finhane Trigo e Valter Casarri

COMISSÃO ESPECIAL DE INADIMPLÊNCIA
Integrantes: Claudemir Roque da Costa, Marco Aurélio da Costa, João de Souza Pinto, José Antonio Campos e Mateus Amauri Alves dos Santos

As fotos em forma de prints da 23ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP estão disponíveis na galeria de imagens no site www.crtsp.gov.br; ou, clicando aqui.

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Pela diretoria executiva também estiverem virtualmente presentes o vice-presidente José Avelino Rosa, a diretora administrativa Sandra Zamboli Fontana, o diretor financeiro Pedro Carlos Valcante, e o diretor de fiscalização e normas Rubens dos Santos. Destaque ainda para a presença, como convidado, do presidente do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), Wilson Wanderlei Vieira, que também lamentou a perda dos “companheiros” anteriormente citados.

Tanto a ata da 21ª Sessão Plenária Ordinária realizada em 18 de janeiro de 2021 – objeto de pedido de vistas na plenária anterior –, quanto a da 22ª Sessão Plenária Ordinária realizada em 22 de fevereiro de 2021 foram aprovadas, com pequenos ajustes textuais a serem observados. Seguiram-se as comunicações e correspondências recebidas e expedidas relatadas pela diretora administrativa Sandra Zamboli Fontana. Nos comunicados dos conselheiros, ênfase para a sugestão do conselheiro Marco Aurélio da Costa de uma moção de pesar em homenagem póstuma e agradecimentos ao conselheiro Paulo Mori pelos relevantes serviços prestados ao conselho, devendo ser entregue à sua família – item incluído como extrapauta e votado por aclamação com salva de palmas.

Ordem do dia – Wilson Wanderlei Vieira Junior e Leonardo Breviglieri procederam com a leitura de seus relatos fundamentados das contas referentes ao mês de dezembro de 2020, seguido de esclarecimentos do gerente Mesaque Araújo da Silva e do procurador jurídico Ricardo Campos. Em votação, a prestação de contas do mês e, consequentemente, do exercício de 2020, foi aprovada pela maioria dos conselheiros.

Em discussão, na sequência, as contas referentes ao meses de janeiro e fevereiro de 2021, com relatórios financeiros apresentados separadamente pelo contador Odair Dutra e leitura dos pareceres favoráveis à aprovação pelo coordenador da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, Paulo Eduardo Finhane Trigo. Devido aos pedidos de vistas dos conselheiros Wilson Wanderlei Vieira Junior e José Tadeu de Aguiar Pio em relação a janeiro, e dos conselheiros Wilson Wanderlei Vieira Junior e Altamar Antunes Alves em relação a fevereiro, as matérias voltarão à pauta na próxima sessão plenária.

Especialista em planejamento estratégico, o gerente geral Mesaque Araújo da Silva apresentou detalhadamente o Relatório de Gestão Integrado 2020 do CRT-SP, nos termos do artigo 70 da Constituição Federal, que versa sobre a “fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta”; e conforme preconiza o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Resolução CFT nº 129/2021. Submetido à votação plenária pelo presidente Gilberto Takao Sakamoto, o relatório foi aprovado e elogiado por diversos conselheiros.

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Integrantes: Claudemir Roque da Costa, Marco Aurélio da Costa, João de Souza Pinto, José Antonio Campos e Mateus Amauri Alves dos Santos

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