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Notícias

CRT-SP: 13ª Sessão Plenária Ordinária

  • 26 de maio de 2020

De forma remota em ambiente virtual, plenário aprova ajustes recomendados pelo CFT referentes ao relatório de prestação de contas 2019

13ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP, realizada virtualmente no dia 25 de maio de 2020

Com os diretores, conselheiros e colaboradores em isolamento social e em regime de trabalho remoto como medida de proteção contra a disseminação do coronavírus (COVID-19), a 13ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) foi realizada virtualmente em 25 de maio de 2020, após ser transferida do dia 11 do mesmo mês conforme Portaria nº 005/2020.


A sessão foi conduzida pelo presidente Gilberto Takao Sakamoto, que inicialmente parabenizou os profissionais de saúde nesse trabalho essencial de atendimento às vítimas da pandemia. Ele também comunicou que, desde o início do isolamento social decretado pelo governo estadual em 24 de março, o CRT-SP tem mantido as atividades pelo regime de teletrabalho, sem qualquer prejuízo aos técnicos e à sociedade. “Nossa forma de trabalho está mudando com essa pandemia, e nós precisamos nos adaptar a essa nova realidade”, alertou, destacando a presença do convidado Wilson Wanderlei Vieira, presidente do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT). Os demais integrantes da diretoria executiva do CRT-SP também participaram da sessão: José Avelino Rosa, vice-presidente; Sandra Zamboli Fontana, diretora administrativa; Pedro Carlos Valcante, diretor financeiro; e Rubens dos Santos, diretor de fiscalização e normas.


Em atendimento ao quórum regimental, foi registrada a presença de 27 conselheiros titulares e dois suplentes – Luis Eduardo Castro Quitério, exercendo a titularidade no lugar de João Batista dos Reis, licenciado; e Sílvio Aparecido Pereira, convocado para o lugar de Adevandro Benedito Olmeda, cuja ausência foi devidamente justificada.

Após  a execução do Hino Nacional Brasileiro, com todos os participantes devidamente protegidos em suas respectivas residências, iniciaram as discussões em torno da ata da 11ª Sessão Plenária Ordinária realizada em 9 de março de 2020; e, com a concordância do plenário, devido à necessidade de alguns ajustes a aprovação ficou para a próxima sessão. Para constar, a 12ª Sessão Plenária Ordinária, que seria realizada no mês de abril, foi cancelada.

Nos comunicados da mesa a diretora administrativa Sandra Zamboli Fontana passou a palavra à assessora de relações institucionais, Fabiana Herculano Moraes, que apresentou as “Estratégias de Adaptação ao Teletrabalho”, demonstrando como o CRT-SP e seus colaboradores têm mantido a produtividade em pleno período de isolamento social, sustentando-se em dois princípios básicos: segurança e atendimento ao profissional de maneira remota. Uma enquete realizada entre os colaboradores mostrou resultados altamente positivos: 84,5% alegaram estar muito satisfeitos ou satisfeitos, e 11% parcialmente satisfeitos quanto à agilidade do CRT-SP no fornecimento de condições para adaptação ao teletrabalho; em relação à produtividade, o índice de satisfação alcançou 96%. Vale ressaltar ainda que 65,9% nunca tinham trabalhado remotamente, conforme apurou a pesquisa. A apresentação destacou também que cada área do CRT-SP realiza no mínimo três reuniões semanais, com o objetivo de alinhar as atividades e manter a diretoria informada sobre as atividades desenvolvidas. Os próprios diretores têm reuniões regulares às terças-feiras; e às quintas-feiras acontece a reunião com os gerentes e assessores. No dia 14 de maio, uma grande reunião reuniu todos os colaboradores do CRT-SP, ocasião em que cada um teve a oportunidade de falar abertamente sobre essa experiência e rever, mesmo que virtualmente, os colegas de trabalho.

Ordem do dia – A 13ª Sessão Plenária Ordinária teve com pauta principal a discussão dos ajustes recomendados pelo CFT em relação ao relatório de prestação de contas 2019, apresentado pelo gerente geral Mesaque Araújo da Silva, com apoio e esclarecimentos de dúvidas por parte do contador Marcelo Francisco Rosa.

De forma democrática e respeitosa, seguiram-se os debates. Finalizadas as discussões a diretoria executiva decidiu, com orientações dos advogados Ricardo Campos e Nivaldo José Bosio, pelo desmembramento da pauta.

Primeiramente os conselheiros votaram a proposta de aprovação do relatório integral ou parcial – ou seja, considerando apenas os ajustes recomendados –, sendo essa opção escolhida pelo plenário. Em seguida, partiu-se para o relatório propriamente dito, também aprovado pela maioria dos conselheiros.

As imagens em forma de prints da tela, alusivas à 13ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP, estarão temporariamente disponíveis na galeria de imagens no site www.crtsp.gov.br; ou, clicando aqui.

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A sessão foi conduzida pelo presidente Gilberto Takao Sakamoto, que inicialmente parabenizou os profissionais de saúde nesse trabalho essencial de atendimento às vítimas da pandemia. Ele também comunicou que, desde o início do isolamento social decretado pelo governo estadual em 24 de março, o CRT-SP tem mantido as atividades pelo regime de teletrabalho, sem qualquer prejuízo aos técnicos e à sociedade. “Nossa forma de trabalho está mudando com essa pandemia, e nós precisamos nos adaptar a essa nova realidade”, alertou, destacando a presença do convidado Wilson Wanderlei Vieira, presidente do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT). Os demais integrantes da diretoria executiva do CRT-SP também participaram da sessão: José Avelino Rosa, vice-presidente; Sandra Zamboli Fontana, diretora administrativa; Pedro Carlos Valcante, diretor financeiro; e Rubens dos Santos, diretor de fiscalização e normas.


Em atendimento ao quórum regimental, foi registrada a presença de 27 conselheiros titulares e dois suplentes – Luis Eduardo Castro Quitério, exercendo a titularidade no lugar de João Batista dos Reis, licenciado; e Sílvio Aparecido Pereira, convocado para o lugar de Adevandro Benedito Olmeda, cuja ausência foi devidamente justificada.

Após  a execução do Hino Nacional Brasileiro, com todos os participantes devidamente protegidos em suas respectivas residências, iniciaram as discussões em torno da ata da 11ª Sessão Plenária Ordinária realizada em 9 de março de 2020; e, com a concordância do plenário, devido à necessidade de alguns ajustes a aprovação ficou para a próxima sessão. Para constar, a 12ª Sessão Plenária Ordinária, que seria realizada no mês de abril, foi cancelada.

Nos comunicados da mesa a diretora administrativa Sandra Zamboli Fontana passou a palavra à assessora de relações institucionais, Fabiana Herculano Moraes, que apresentou as “Estratégias de Adaptação ao Teletrabalho”, demonstrando como o CRT-SP e seus colaboradores têm mantido a produtividade em pleno período de isolamento social, sustentando-se em dois princípios básicos: segurança e atendimento ao profissional de maneira remota. Uma enquete realizada entre os colaboradores mostrou resultados altamente positivos: 84,5% alegaram estar muito satisfeitos ou satisfeitos, e 11% parcialmente satisfeitos quanto à agilidade do CRT-SP no fornecimento de condições para adaptação ao teletrabalho; em relação à produtividade, o índice de satisfação alcançou 96%. Vale ressaltar ainda que 65,9% nunca tinham trabalhado remotamente, conforme apurou a pesquisa. A apresentação destacou também que cada área do CRT-SP realiza no mínimo três reuniões semanais, com o objetivo de alinhar as atividades e manter a diretoria informada sobre as atividades desenvolvidas. Os próprios diretores têm reuniões regulares às terças-feiras; e às quintas-feiras acontece a reunião com os gerentes e assessores. No dia 14 de maio, uma grande reunião reuniu todos os colaboradores do CRT-SP, ocasião em que cada um teve a oportunidade de falar abertamente sobre essa experiência e rever, mesmo que virtualmente, os colegas de trabalho.

Ordem do dia – A 13ª Sessão Plenária Ordinária teve com pauta principal a discussão dos ajustes recomendados pelo CFT em relação ao relatório de prestação de contas 2019, apresentado pelo gerente geral Mesaque Araújo da Silva, com apoio e esclarecimentos de dúvidas por parte do contador Marcelo Francisco Rosa.

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Primeiramente os conselheiros votaram a proposta de aprovação do relatório integral ou parcial – ou seja, considerando apenas os ajustes recomendados –, sendo essa opção escolhida pelo plenário. Em seguida, partiu-se para o relatório propriamente dito, também aprovado pela maioria dos conselheiros.

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