Notícias

Palestra na Escola SENAI Márcio Bagueira Leal

  • 13 de maio de 2019

Vice-presidente do CRT-SP palestra para alunos, instrutores e professores

Uma das mais importantes cidades do interior paulista, Franca é famosa pelas indústrias e comércio de calçados, segmentos que empregam milhares de profissionais – incluindo, técnicos –; por conseguinte, muitas escolas técnicas do município oferecem cursos direcionados ao setor calçadista. Foi na “terra dos calçados” que o vice-presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP), José Avelino Rosa, palestrou para um grupo de alunos, instrutores e professores da Escola SENAI Márcio Bagueira Leal no dia 10 de maio de 2019.

Acompanhado pela diretora administrativa Sandra Zamboli Fontana, ele explanou sobre as atribuições profissionais e as novas perspectivas para milhares de técnicos após a sanção presidencial da Lei nº 13.639/2018, que cria o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e os Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais (CRTs). Ele também apresentou uma breve recapitulação do movimento dos técnicos desde a década de 1970, quando já se discutia a criação de uma autarquia que melhor representasse e, principalmente, respeitasse os técnicos. Foram mais de quatro décadas de luta e mobilização política e, a partir de agora, o compromisso do CRT-SP é construir um conselho digno e eficiente para que a sociedade se sinta segura, e os profissionais alocados devidamente valorizados.

Um fato que chamou a atenção durante a palestra foi a presença de pai e filho estudando na mesma escola: Sidnei Gomes da Silva de 57 anos, e Carlos Eduardo Gomes da Silva de 22 anos. Motivo de orgulho familiar e prova de que os cursos técnicos são para todos; afinal, comprovadamente é o caminho mais rápido para a inserção no mercado de trabalho.

O CRT-SP está trabalhando na elaboração de uma série de palestras oficiais, que em breve serão apresentadas nas escolas técnicas, empresas e órgãos públicos do estado, esclarecendo as atribuições do conselho e a importância dos profissionais se registrarem para exercer a profissão dentro dos parâmetros legais.

Palestra do CRT-SP proferida pelo vice-presidente José Avelino Rosa no interior paulista

Comentar