Notícias

CRT-SP: eleição e posse dos conselheiros

  • 15 de abril de 2019

Conselheiros titulares e suplentes eleitos assinam termo de posse e participam da primeira sessão plenária extraordinária do CRT-SP

Gilberto Takao Sakamoto: “Parabenizamos os conselheiros eleitos e contamos com a colaboração de todos para construirmos um conselho forte”

No dia 12 de abril de 2019 os conselheiros titulares e suplentes democraticamente eleitos para compor o plenário deliberativo do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) pelos próximos quatro anos, foram oficialmente empossados numa sessão solene realizada no Auditório Alceu Rosolino, centro da capital paulista. Na abertura oficial, Gilberto Takao Sakamoto elogiou o incansável trabalho realizado pela Comissão Eleitoral Regional (CER), composta por José Delfino de Castro Rosa, Pedro Picciarelli, Adilson Pires Godinho, Eduardo Cabral de Medeiros e Francisco Vieira da Silva, que não esteve presente. “Parabenizamos os conselheiros eleitos e contamos com a colaboração de todos para construirmos um conselho forte, visando à defesa da sociedade e valorização dos técnicos”, discursou o presidente do CRT-SP, ressaltando que o momento é de união e destacando que técnicos de várias modalidades diferentes foram contemplados. “A composição do plenário deliberativo ficou bem distribuída”, acrescenta, passando a palavra ao coordenador da CER para dar início à assinatura do termo de posse dos eleitos.

 

 

Outras imagens do evento

Conforme disposto no artigo 13 do Regimento Interno do CRT-SP, os conselheiros que não compareceram poderão ser empossados administrativamente perante o presidente em até 15 dias úteis após o primeiro dia de mandato para o qual foram eleitos; porém, de acordo com o parágrafo único do referido artigo, o cargo será considerado vago caso o conselheiro ou suplente, devidamente convocado, não compareça até a data estipulada.

Concomitantemente à posse dos conselheiros, foi instalada a primeira sessão plenária extraordinária do CRT-SP, começando com uma explanação de Wilson Wanderlei Vieira, presidente do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), que relatou o esforço político empregado até a sanção presidencial da Lei nº 13.639/2018, o apoio imensurável do deputado federal Giovani Cherini (PR-RS) e outros parlamentares, e os problemas decorrentes da transição dos técnicos do antigo sistema para o Sistema CFT/CRT. “Fomos criticados de todas as formas, mas aqueles que antes nos criticavam hoje nos aplaudem”, sintetiza.

Assessor jurídico do CRT-SP, Nivaldo José Bosio apresentou uma palestra sobre as “Atribuições e Competências dos Conselheiros”. “Vocês estão participando de um momento fundamental; nosso alicerce está pronto e, agora, depende do plenário deliberativo e da diretoria executiva para construirmos um edifício”, inicia o advogado com uma espécie de analogia, elencando a legislação que deve ser atentamente observada pelos conselheiros: primeiramente, a Lei nº 13.639/2018; o Regimento Interno do CRT-SP, aprovado por deliberação ad referendum em 10 de janeiro de 2019; e a Lei nº 9.784/1999, que regulamenta o processo administrativo no âmbito das autarquias públicas federais. Na sequência foram discutidas e aprovadas pelo plenário as deliberações propostas pela diretoria executiva: definição de um calendário anual de reuniões ordinárias, e um ato normatizando os procedimentos para a concessão de diárias, passagens e descolamentos terrestres dos conselheiros no âmbito do conselho regional.

Vale lembrar que a eleição dos conselheiros aconteceu no dia 3 de abril de 2019 na capital, região metropolitana e diversos municípios o interior. As fotos da posse estão disponíveis no site www.crtsp.gov.br; e o plenário, órgão máximo deliberativo do CRT-SP, ficou assim constituído:

 

 

COMPOSIÇÃO DO PLENÁRIO DELIBERATIVO

CONSELHEIRO TITULAR

CONSELHEIRO SUPLENTE

Adão Roberto Ricci

Sidney de Souza Junior

Adevandro Benedito Olmeda

Silvio Aparecido Pereira

Agostinho Ferreira Gomes

Pedro Paulo Reis

Altamar Antunes Alves

Advaldo Gomes

Carlos José Alves de Almeida

Luiz Gustavo Clemente Monteiro

Carlos Roberto Alves

William Aparecido Morroni

Claudemir Roque da Costa

Jaime Tadeu Forgerini Junior

Cláudio Roberto Marques

Ismael Alves do Nascimento

Daiana Aparecida Romanini Zanon Terêncio

Carlos Edson de Oliveira

Evanildo Cherobim Camaforte

Paulo Antonio Fernandes Mattos

João Batista dos Reis

Luis Eduardo Castro Quitério

João de Souza Pinto

João Moreira Guimarães

José Antônio Campos

Messias Donizeti Donzeli

José Lucas dos Santos Oliveira

Felipe Dariel Pinto

José Tadeu de Aguiar Pio

Edson Pavanello

Leonardo Breviglieri

José Maria Gennari

Luis de Deus Marcos

Helio Shogo Tanaka

Marco Aurélio da Costa

Flávio Galego Morales

Mateus Amauri Alves dos Santos

Carlos Alberto da Costa Souza

Maurício Tadeu Nosé

Robson Henrique dos Santos

Maykon Donizeti Gervasoni

Helton José Piovani

Monique Fernanda Xavier

José Fernando Cabral de Vasconcelos

Nilson José Alves

José Pinho dos Santos

Odil Porto Junior

Marcos Antonio Nobrega

Paulo Eduardo Finhane Trigo

Everton Duarte das Dores

Paulo Mori

Leonardo Leal Castelo Branco

Rafael da Silva

Giulliano Giovanni Novi

Reinaldo Roque Nunes

Ricardo Calderoli

Valter Casarri

Nelson Pedro de Oliveira

Wilson Wanderlei Vieira Junior

Orlando José dos Santos

Comentar