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50ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP, realizada no Nikkey Palace Hotel em São Paulo
Reuniu-se de forma híbrida, em 26 de junho de 2023, o plenário do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP), no Nikkey Palace Hotel, região central da capital paulista, para a 50ª Sessão Plenária Ordinária, conduzida pelo presidente Gilberto Takao Sakamoto, acompanhado do vice-presidente, José Avelino Rosa; do diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; do diretor financeiro, Pedro Carlos Valcante; do diretor de fiscalização e normas, Rubens dos Santos; e, convidado para compor a mesa, do conselheiro federal, Narciso Donizete Fontana.
Após a confirmação do quórum regimental e execução do Hino Nacional Brasileiro, na primeira atividade do dia foi aprovada a ata da 49ª Sessão Plenária Ordinária por unanimidade entre os presentes. Seguiram-se, nos comunicados da mesa, as principais correspondências e ofícios recebidos e expedidos, apresentados pelo diretor administrativo. Aproveitando a ocasião, o presidente parabenizou a Associação dos Técnicos das Empresas Energéticas do Estado de São Paulo (ATEESP) pelo 38º aniversário, comemorado justamente no dia 26 de junho; ele também ressaltou a importância da entidade, que acaba de inaugurar sua sede regional em Americana: a ATEESP Nova Alta Floresta, na presença do prefeito de Adamantina, de vereadores locais e conselheiros do CRT-SP.
Na sequência, o analista administrativo Leandro Ricardo Simão, lotado na gerência financeira, fez uma apresentação do perfil dos profissionais técnicos e das empresas registradas no conselho, embasado pelo índice de adimplentes e inadimplentes; municípios com maior número de registros; resultado atual do refinanciamento de dívidas via Política de Refinanciamento de Dívida Tributária (REFIS 2023), implantada no âmbito do Sistema CFT/CRT, que oferece descontos de até 100% sobre juros e multas decorrentes de débitos acumulados; entre outros parâmetros.
Considerando que um dos itens da pauta da 50ª Sessão Plenária Ordinária é a eleição dos novos membros das comissões permanentes, seus atuais coordenadores trouxeram um breve relato das atividades: João Batista dos Reis, pela Comissão de Educação e Atribuições Profissionais; Paulo Eduardo Finhane Trigo, pela Comissão de Ética Profissional; Mateus Amauri Alves dos Santos, pela Comissão do Exercício Profissional; Leonardo Breviglieri, pela Comissão de Fiscalização; e Altamar Antunes Alves, pela Comissão de Tomada de Contas e Orçamento. Da mesma forma, procederam os coordenadores dos grupos de trabalho: Cláudio Roberto Marques, pelo GT para Continuidade da Revisão do Regimento Interno; Marco Aurélio da Costa, pelo GT das Agências Reguladoras; Adriano Simões de Oliveira, pelo GT de Eletrotécnica; e Claudemir Roque da Costa, pelo GT de Valorização Profissional e Conformidade à Adimplência.
Vários conselheiros fizeram uso do tempo destinado aos comunicados; entre eles, José Tadeu de Aguiar Pio, atual presidente da ATEESP, agradeceu as parabenizações pelo 38º aniversário da associação e desejou boa sorte aos gestores da nova sede regional, em Adamantina: Adão Roberto Ricci e Isaque Natanael Silveira Perotti. Por sua vez, Reinaldo Roque Junior alertou sobre o risco de acidentes de trabalho, citando a explosão ocorrida numa indústria química em Mauá, Grande São Paulo, que deixou feridos e fez uma vítima fatal. Com o intuito de orientar e prevenir ocorrências envolvendo técnicos no exercício da profissão, ele propõe a criação de um grupo de trabalho, que será analisado internamente pela diretoria, nas palavras do presidente.
Entre os assuntos deliberados na ordem do dia, o contador Odair Dutra procedeu à apresentação do balancete de maio de 2023, com demonstrativos do acumulado de receitas e despesas no decorrer do ano e resultados financeiros; em seguida, o coordenador Altamar Antunes Alves apresentou parecer favorável da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, com recomendação da aprovação das contas que, submetidas ao plenário, foram aprovadas por unanimidade.
Comissão Eleitoral para eleição dos membros das comissões permanentes: Rubens de Campos, Mateus De Luna Dias Rabelo e Luciana Miranda
Eleição dos membros das comissões permanentes e continuidade de grupos de trabalho – Seguindo a normativa que dispõe sobre as eleição dos membros das comissões permanentes no âmbito do CRT-SP, primeiramente foi instituída a Comissão Eleitoral, formada pelo gerente de departamento técnico, Rubens de Campos; o procurador jurídico, Mateus De Luna Dias Rabelo; e a gerente de departamento de gestão, Luciana Miranda. Por sistema eletrônico, democraticamente foram eleitos e empossados os conselheiros para cada pasta – período de julho de 2023 a junho de 2024 –, que ficaram assim constituídas:
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Eleitos: João Batista dos Reis, Adevandro Benedito Olmeda, Luis Eduardo Castro Quitério, Orlando José dos Santos e Monique Fernanda Xavier
COMISSÃO DE ÉTICA PROFISSIONAL
Eleitos: Evanildo Cherobim Camaforte, José Tadeu de Aguiar Pio, Nelson Henrique da Silva Spressão, Paulo Eduardo Finhane Trigo e Nilson José Alves
COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO
Eleitos: Adão Roberto Ricci, Domingos Nilo Ricardo Pagotti Jr, José Barbosa, Leonardo Breviglieri e Adriano Simões de Oliveira
COMISSÃO DE TOMADA DE CONTAS E ORÇAMENTO
Eleitos: Claudemir Roque da Costa, Cláudio Roberto Marques, Isaque Natanael Silveira Perotti, Altamar Antunes Alves e Valter Casarri
COMISSÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
Eleitos: Agostinho Ferreira Gomes, Edson Pavanello, Isabel Cristina Ferreira Duo, Sidney de Souza Junior e Pedro Paulo Reis
Também foi deliberada a continuidade dos grupos de trabalho anteriormente instituídos, mediante leitura da justificativa e indicação dos seguintes integrantes pela diretoria executiva:
GRUPO DE TRABALHO DE ELETROTÉCNICA
Integrantes: Adriano Simões de Oliveira, Altamar Antunes Alves, Domingos Nilo Pagotti Jr, Nelson Henrique da Silva Spressão e Pedro Paulo Reis
GRUPO DE TRABALHO PARA INCENTIVAR O REGISTRO DE EMPRESAS NO CRT-SP
Integrantes: Danilo dos Santos Santana, Felipe Leal de Oliveira, Flávio Aparecido Vinha, João Batista dos Reis e José Barbosa
GRUPO DE TRABALHO PARA REVISÃO DO REGIMENTO INTERNO DO CRT-SP
Integrantes: Paulo Eduardo Finhane Trigo, Cláudio Roberto Marques, Evanildo Cherobim Camaforte, José Tadeu de Aguiar Pio e Rafael da Silva
GRUPO DE TRABALHO DAS AGÊNCIAS REGULADORAS
Integrantes: Edson Pavanello, Marco Aurélio da Costa, Moises Geraldo da Silva, Nilson José Alves e Orlando José dos Santos
GRUPO DE TRABALHO PARA AVALIAÇÃO DA AQUISIÇÃO DE IMÓVEL PARA O CRT-SP
Integrantes: João Batista dos Reis, Leonardo Breviglieri, Nilson José Alves, Paulo Eduardo Finhane Trigo e Valter Casarri
Por fim, como item extrapauta antes das considerações gerais, foi aprovado um termo de cooperação com a Aranda Eventos e Congressos Ltda, visando à participação na Intersolar South America 2023, sem qualquer custo ou repasse financeiro. Agendada para o fim de agosto em São Paulo, trata-se da maior feira de energias renováveis da América do Sul, e o CRT-SP poderá dispor de um estande, divulgar suas ações, ministrar palestras, gravar podcast e orientar os profissionais que atuam no setor sobre suas atribuições.
As fotos da 50ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP estão disponíveis na galeria de imagens do site www.crtsp.gov.br; ou, clicando aqui.
Texto: JD Morbidelli
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50ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP, realizada no Nikkey Palace Hotel em São Paulo
Reuniu-se de forma híbrida, em 26 de junho de 2023, o plenário do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP), no Nikkey Palace Hotel, região central da capital paulista, para a 50ª Sessão Plenária Ordinária, conduzida pelo presidente Gilberto Takao Sakamoto, acompanhado do vice-presidente, José Avelino Rosa; do diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; do diretor financeiro, Pedro Carlos Valcante; do diretor de fiscalização e normas, Rubens dos Santos; e, convidado para compor a mesa, do conselheiro federal, Narciso Donizete Fontana.
Após a confirmação do quórum regimental e execução do Hino Nacional Brasileiro, na primeira atividade do dia foi aprovada a ata da 49ª Sessão Plenária Ordinária por unanimidade entre os presentes. Seguiram-se, nos comunicados da mesa, as principais correspondências e ofícios recebidos e expedidos, apresentados pelo diretor administrativo. Aproveitando a ocasião, o presidente parabenizou a Associação dos Técnicos das Empresas Energéticas do Estado de São Paulo (ATEESP) pelo 38º aniversário, comemorado justamente no dia 26 de junho; ele também ressaltou a importância da entidade, que acaba de inaugurar sua sede regional em Americana: a ATEESP Nova Alta Floresta, na presença do prefeito de Adamantina, de vereadores locais e conselheiros do CRT-SP.
Na sequência, o analista administrativo Leandro Ricardo Simão, lotado na gerência financeira, fez uma apresentação do perfil dos profissionais técnicos e das empresas registradas no conselho, embasado pelo índice de adimplentes e inadimplentes; municípios com maior número de registros; resultado atual do refinanciamento de dívidas via Política de Refinanciamento de Dívida Tributária (REFIS 2023), implantada no âmbito do Sistema CFT/CRT, que oferece descontos de até 100% sobre juros e multas decorrentes de débitos acumulados; entre outros parâmetros.
Considerando que um dos itens da pauta da 50ª Sessão Plenária Ordinária é a eleição dos novos membros das comissões permanentes, seus atuais coordenadores trouxeram um breve relato das atividades: João Batista dos Reis, pela Comissão de Educação e Atribuições Profissionais; Paulo Eduardo Finhane Trigo, pela Comissão de Ética Profissional; Mateus Amauri Alves dos Santos, pela Comissão do Exercício Profissional; Leonardo Breviglieri, pela Comissão de Fiscalização; e Altamar Antunes Alves, pela Comissão de Tomada de Contas e Orçamento. Da mesma forma, procederam os coordenadores dos grupos de trabalho: Cláudio Roberto Marques, pelo GT para Continuidade da Revisão do Regimento Interno; Marco Aurélio da Costa, pelo GT das Agências Reguladoras; Adriano Simões de Oliveira, pelo GT de Eletrotécnica; e Claudemir Roque da Costa, pelo GT de Valorização Profissional e Conformidade à Adimplência.
Vários conselheiros fizeram uso do tempo destinado aos comunicados; entre eles, José Tadeu de Aguiar Pio, atual presidente da ATEESP, agradeceu as parabenizações pelo 38º aniversário da associação e desejou boa sorte aos gestores da nova sede regional, em Adamantina: Adão Roberto Ricci e Isaque Natanael Silveira Perotti. Por sua vez, Reinaldo Roque Junior alertou sobre o risco de acidentes de trabalho, citando a explosão ocorrida numa indústria química em Mauá, Grande São Paulo, que deixou feridos e fez uma vítima fatal. Com o intuito de orientar e prevenir ocorrências envolvendo técnicos no exercício da profissão, ele propõe a criação de um grupo de trabalho, que será analisado internamente pela diretoria, nas palavras do presidente.
Entre os assuntos deliberados na ordem do dia, o contador Odair Dutra procedeu à apresentação do balancete de maio de 2023, com demonstrativos do acumulado de receitas e despesas no decorrer do ano e resultados financeiros; em seguida, o coordenador Altamar Antunes Alves apresentou parecer favorável da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, com recomendação da aprovação das contas que, submetidas ao plenário, foram aprovadas por unanimidade.
Comissão Eleitoral para eleição dos membros das comissões permanentes: Rubens de Campos, Mateus De Luna Dias Rabelo e Luciana Miranda
Eleição dos membros das comissões permanentes e continuidade de grupos de trabalho – Seguindo a normativa que dispõe sobre as eleição dos membros das comissões permanentes no âmbito do CRT-SP, primeiramente foi instituída a Comissão Eleitoral, formada pelo gerente de departamento técnico, Rubens de Campos; o procurador jurídico, Mateus De Luna Dias Rabelo; e a gerente de departamento de gestão, Luciana Miranda. Por sistema eletrônico, democraticamente foram eleitos e empossados os conselheiros para cada pasta – período de julho de 2023 a junho de 2024 –, que ficaram assim constituídas:
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Eleitos: João Batista dos Reis, Adevandro Benedito Olmeda, Luis Eduardo Castro Quitério, Orlando José dos Santos e Monique Fernanda Xavier
COMISSÃO DE ÉTICA PROFISSIONAL
Eleitos: Evanildo Cherobim Camaforte, José Tadeu de Aguiar Pio, Nelson Henrique da Silva Spressão, Paulo Eduardo Finhane Trigo e Nilson José Alves
COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO
Eleitos: Adão Roberto Ricci, Domingos Nilo Ricardo Pagotti Jr, José Barbosa, Leonardo Breviglieri e Adriano Simões de Oliveira
COMISSÃO DE TOMADA DE CONTAS E ORÇAMENTO
Eleitos: Claudemir Roque da Costa, Cláudio Roberto Marques, Isaque Natanael Silveira Perotti, Altamar Antunes Alves e Valter Casarri
COMISSÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
Eleitos: Agostinho Ferreira Gomes, Edson Pavanello, Isabel Cristina Ferreira Duo, Sidney de Souza Junior e Pedro Paulo Reis
Também foi deliberada a continuidade dos grupos de trabalho anteriormente instituídos, mediante leitura da justificativa e indicação dos seguintes integrantes pela diretoria executiva:
GRUPO DE TRABALHO DE ELETROTÉCNICA
Integrantes: Adriano Simões de Oliveira, Altamar Antunes Alves, Domingos Nilo Pagotti Jr, Nelson Henrique da Silva Spressão e Pedro Paulo Reis
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Integrantes: Danilo dos Santos Santana, Felipe Leal de Oliveira, Flávio Aparecido Vinha, João Batista dos Reis e José Barbosa
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