Central de Atendimento (11) 3580-1000

Notícias

15ª FETEPS: projetos e alternativas criativas para o futuro

  • 23 de agosto de 2024

CRT-SP presente na 15ª FETEPS, apoiando projetos técnicos e atribuindo menção honrosa aos alunos e orientadores; um dos projetos será apresentado em Vitória (ES)

15ª FETEPS, realizada de 19 a 22 de agosto de 2024 no São Paulo Expo, capital paulista

De volta ao formato presencial, a 15ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (FETEPS) mantinha a expectativa de atrair entre 25 e 30 mil visitantes nos quatro dias de evento, realizado de 19 a 22 de agosto de 2024 no São Paulo Expo; e ao que tudo indica, a previsão se confirmou, não apenas considerando a presença do público, mas também com a infinidade de ideias e projetos inovadores e criativos, a maioria advinda das Escolas Técnicas (ETECs) e das Faculdades de Tecnologias (FATECs), instituições administradas pelo próprio Centro Paula Souza (CPS), autarquia pública paulista vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI). Também expuseram trabalhos o Grupo de Estudo de Educação a Distância (GEEaD), braço do próprio CPS, além de outras instituições de ensino nacionais e internacionais.

Foram mais de mil projetos inscritos; desses, 132 chegaram à fase final, avaliados pela criatividade, inovação, viabilidade econômica e sustentabilidade. “A 15ª FETEPS promete um espetáculo de propostas inovadoras relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), refletindo o compromisso da instituição com a sustentabilidade e a responsabilidade social”, anunciou, previamente, a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, “Nossos alunos e professores mostram, na prática, como a educação profissional e tecnológica pode transformar vidas e impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável”, complementa.

Gilberto Takao Sakamoto, presidente do CRT-SP, com a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá

Presente na abertura da exposição, Gilberto Takao Sakamoto reforça o compromisso do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) de incentivo à formação técnica. “Nós incentivamos o ensino e apoiamos o desenvolvimento de projetos desenvolvidos por alunos de escolas técnicas, tanto que em breve teremos o Espaço CRT-SP de Inovação, dentro do Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT SJC), para prover capacitação aos estudantes e profissionais, preparando-os melhor para o mercado de trabalho na área técnica”, declara o presidente.

 

Prêmio CRT-SP – Nos primeiros dias de exposição, um grupo encabeçado por Fabiana Herculano Moraes e Ademir Alves do Amaral, respectivamente gerente de novos projetos e inovação e assessor da presidência, acompanhado dos conselheiros integrantes da Comissão de Educação e Atribuições Profissionais – Sidney de Souza Junior, Claudemir Roque da Costa, Isabel Cristina Ferreira Duó e José Barbosa – acompanharam in loco a apresentação dos trabalhos científicos, avaliando-os com base nos critérios planejamento, execução e inovação em relação ao projeto; e atitude científica, criatividade, apresentação oral e materiais, no que tange aos alunos. “Valorizar a formação profissional e incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores que contribuam com os ODS da ONU estão nas prioridades dos planos de ação do CRT-SP; e ser um dos apoiadores para a realização dessa edição da FETEPS nos enche de orgulho”, aponta Fabiana Herculano Moraes.

Curadoria do CRT-SP conhecendo e avaliando minuciosamente os projetos expostos na 15ª FETEPS

José Avelino Rosa: “Tenham amor pela profissão, tenham orgulho do que fazem, valorizem seus professores”

Na solenidade de encerramento, com o público se acomodando de maneira bastante informal no saguão central do pavilhão, o vice-presidente, José Avelino Rosa, parabenizou os alunos e seus respectivos orientadores pelas ideias inovadoras e criativas, salientando que é um orgulho para o conselho participar de uma feira tão importante. “Tenham amor pela profissão, tenham orgulho do que fazem, valorizem seus professores. O futuro do país está nas mãos de vocês e o desenvolvimento passa pelo ensino técnico”, disse.

 

A seguir, os projetos merecedores de menção honrosa do CRT-SP:

1º lugar: “Solar Eco Filter”
Instituição: ETEC de Taboão de Serra
Alunos: Sophia Lima Gomide Di Tomazo, Leonardo Augusto Afonso e Vitor Forcassin Rosa da Silva
Orientadora: Marta Adelina Abad
Resumo: “Criação de um filtro de água sustentável, que utiliza energia solar para operar de forma autônoma, sem depender de fontes externas de energia como tomadas ou geradores. O equipamento tem como finalidade principal fornecer acesso à água potável em comunidades que enfrentam desafios de saneamento básico e escassez de água limpa, contribuindo para a promoção de diversos objetivos estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU”.

2º lugar: “Roboclean – Sistema de Limpeza para Painéis Solares Fotovoltaicos”
Instituição: ETEC de Ilha Solteira
Alunos: Danilo Theodoro do Santos, Dayran Murilo Barbosa Huggenberger e Augusto Fernandes de Souza
Orientador: Alessandro Cruz de Lima
Resumo: “O acúmulo de poeira e outros detritos na superfície prejudica a eficiência dos painéis de energia solar, além de aquecê-los, podendo até resultar em incêndios. Assim, os estudantes desenvolveram o protótipo de um robô para limpeza dos equipamentos em instalações residenciais de pequeno e médio porte, com o objetivo de minimizar a intervenção humana, evitando os riscos do trabalho em telhados, nos quais normalmente os painéis são instalados”.

3º lugar: “Wakedrive: Alerta de Sonolência em Motoristas Utilizando Visão computacional e Robótica”
Instituição: ETEC Rosa Perrone Scavone, de Itatiba
Alunos: Rafael Santiago da Silva, Heloísa Fernandes e Matheus Eduardo da Silva
Orientadores: “A solução proposta para o problema da sonolência ao volante consiste em um sistema composto por um braço robótico equipado com uma câmera, capaz de identificar e acompanhar o rosto do motorista em tempo real. Com algoritmos de visão computacional, a tecnologia detecta sinais de sonolência e aciona um alarme para despertar o motorista, contribuindo para a prevenção de acidentes”.

Prêmio CRT-SP: projetos selecionados com base em planejamento, execução e inovação, atitude científica, criatividade, apresentação oral e materiais

Congratulação especial: projeto será apresentado em Vitória (ES)

Alunos da ETEC Professora Maria Cristina Medeiros, de Ribeirão Pires, apresentarão em evento no Espírito Santo

A congratulação especial do CRT-SP foi para o projeto “Pisqueai: Rastreamento Ocular para Auxiliar Pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), desenvolvido pelos alunos Raíssa Bespalec Daloia, Laura Esther Correia Jeronimo e Pedro Nicolas Costa, da ETEC Professora Maria Cristina Medeiros, de Ribeirão Pires, com orientação dos professores Anderson Silva Vanin e Cintia Maria de Araújo Pinho. “O projeto consiste em um sistema de baixo custo voltado a auxiliar na comunicação de pessoas com ELA, doença degenerativa que causa paralisia muscular, inclusive na face e na boca. Conseguimos rastrear o movimento dos olhos para realizar uma digitalização por meio de um teclado virtual, no qual o paciente seleciona as letras que vão passando e a frase é redigida”, explicam os idealizadores, que terão a oportunidade de apresentar o projeto em Vitória (ES), no mês de setembro. O caso mundial mais famoso de ELA é do físico inglês Stephen Hawking, falecido em 2018. O cinema também já explorou o assunto, com filmes como “Um Momento Pode Mudar Tudo”, produção estadunidense de 2014, estrelado por Hilary Swank; e “Para Sempre Alice”, também norte-americano, de 2015, com a atriz Julianne Moore.

Vice-presidente do CRT-SP encontra-se com o governador

José Avelino Rosa e o governador do estado, Tarcísio de Freitas, durante a 15ª FETEPS

Numa conversa rápida pelos corredores da exposição com o governador do estado, Tarcísio de Freitas, o presidente do CRT-SP, José Avelino Rosa teve a oportunidade de comentar sobre o Decreto nº 63.911/2018, que institui o regulamento de segurança contra incêndios das edificações e áreas de risco no estado, e que precisa ser retificado, de maneira a incluir em seu escopo os profissionais técnicos, uma vez que em algumas modalidades eles têm atribuições legais para a execução desses serviços. “Fiz questão de vir à feira para ver o que os alunos estão produzindo. É impressionante e me deixa extremamente feliz e emocionado”, disse o governador, acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), André do Prado; e do secretário estadual, Vahan Agopyan, da SCTI, que já concedeu entrevista exclusiva à Revista Ser Técnico Industrial [Edição 05 – Dezembro/2023].

As fotos da 15ª FETEPS estarão disponíveis, temporariamente, clicando aqui.

Texto: JD MOrbidelli

Últimas notícias

Seminário Nacional dos Técnicos Industriais

Com o tema central “ESG em Foco: Técnicos Industriais Construindo um Futuro Sustentável”, SENATEC 2024 acontece em Vitória (ES) entre os dias 23 a 25…
Ler mais...

Técnicos no combate a incêndio

Pré-inscrição para a próxima turma do Curso de Especialização em Segurança contra Incêndio para Técnicos, com palestra “50 Anos do Incêndio no Edifício Joelma” (mais…)
Ler mais...

Encontro de Regionais para Elaboração do Planejamento Estratégico 2025

Tema: “Promovendo Diálogo e Aprendizagem para a Excelência”, com o objetivo de troca de informações para a construção do planejamento estratégico (mais…)
Ler mais...

15ª FETEPS: projetos e alternativas criativas para o futuro

  • 23 de agosto de 2024

CRT-SP presente na 15ª FETEPS, apoiando projetos técnicos e atribuindo menção honrosa aos alunos e orientadores; um dos projetos será apresentado em Vitória (ES)

15ª FETEPS, realizada de 19 a 22 de agosto de 2024 no São Paulo Expo, capital paulista

De volta ao formato presencial, a 15ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (FETEPS) mantinha a expectativa de atrair entre 25 e 30 mil visitantes nos quatro dias de evento, realizado de 19 a 22 de agosto de 2024 no São Paulo Expo; e ao que tudo indica, a previsão se confirmou, não apenas considerando a presença do público, mas também com a infinidade de ideias e projetos inovadores e criativos, a maioria advinda das Escolas Técnicas (ETECs) e das Faculdades de Tecnologias (FATECs), instituições administradas pelo próprio Centro Paula Souza (CPS), autarquia pública paulista vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI). Também expuseram trabalhos o Grupo de Estudo de Educação a Distância (GEEaD), braço do próprio CPS, além de outras instituições de ensino nacionais e internacionais.

Foram mais de mil projetos inscritos; desses, 132 chegaram à fase final, avaliados pela criatividade, inovação, viabilidade econômica e sustentabilidade. “A 15ª FETEPS promete um espetáculo de propostas inovadoras relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), refletindo o compromisso da instituição com a sustentabilidade e a responsabilidade social”, anunciou, previamente, a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, “Nossos alunos e professores mostram, na prática, como a educação profissional e tecnológica pode transformar vidas e impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável”, complementa.

Gilberto Takao Sakamoto, presidente do CRT-SP, com a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá

Presente na abertura da exposição, Gilberto Takao Sakamoto reforça o compromisso do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) de incentivo à formação técnica. “Nós incentivamos o ensino e apoiamos o desenvolvimento de projetos desenvolvidos por alunos de escolas técnicas, tanto que em breve teremos o Espaço CRT-SP de Inovação, dentro do Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT SJC), para prover capacitação aos estudantes e profissionais, preparando-os melhor para o mercado de trabalho na área técnica”, declara o presidente.

 

Prêmio CRT-SP – Nos primeiros dias de exposição, um grupo encabeçado por Fabiana Herculano Moraes e Ademir Alves do Amaral, respectivamente gerente de novos projetos e inovação e assessor da presidência, acompanhado dos conselheiros integrantes da Comissão de Educação e Atribuições Profissionais – Sidney de Souza Junior, Claudemir Roque da Costa, Isabel Cristina Ferreira Duó e José Barbosa – acompanharam in loco a apresentação dos trabalhos científicos, avaliando-os com base nos critérios planejamento, execução e inovação em relação ao projeto; e atitude científica, criatividade, apresentação oral e materiais, no que tange aos alunos. “Valorizar a formação profissional e incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores que contribuam com os ODS da ONU estão nas prioridades dos planos de ação do CRT-SP; e ser um dos apoiadores para a realização dessa edição da FETEPS nos enche de orgulho”, aponta Fabiana Herculano Moraes.

Curadoria do CRT-SP conhecendo e avaliando minuciosamente os projetos expostos na 15ª FETEPS

José Avelino Rosa: “Tenham amor pela profissão, tenham orgulho do que fazem, valorizem seus professores”

Na solenidade de encerramento, com o público se acomodando de maneira bastante informal no saguão central do pavilhão, o vice-presidente, José Avelino Rosa, parabenizou os alunos e seus respectivos orientadores pelas ideias inovadoras e criativas, salientando que é um orgulho para o conselho participar de uma feira tão importante. “Tenham amor pela profissão, tenham orgulho do que fazem, valorizem seus professores. O futuro do país está nas mãos de vocês e o desenvolvimento passa pelo ensino técnico”, disse.

 

A seguir, os projetos merecedores de menção honrosa do CRT-SP:

1º lugar: “Solar Eco Filter”
Instituição: ETEC de Taboão de Serra
Alunos: Sophia Lima Gomide Di Tomazo, Leonardo Augusto Afonso e Vitor Forcassin Rosa da Silva
Orientadora: Marta Adelina Abad
Resumo: “Criação de um filtro de água sustentável, que utiliza energia solar para operar de forma autônoma, sem depender de fontes externas de energia como tomadas ou geradores. O equipamento tem como finalidade principal fornecer acesso à água potável em comunidades que enfrentam desafios de saneamento básico e escassez de água limpa, contribuindo para a promoção de diversos objetivos estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU”.

2º lugar: “Roboclean – Sistema de Limpeza para Painéis Solares Fotovoltaicos”
Instituição: ETEC de Ilha Solteira
Alunos: Danilo Theodoro do Santos, Dayran Murilo Barbosa Huggenberger e Augusto Fernandes de Souza
Orientador: Alessandro Cruz de Lima
Resumo: “O acúmulo de poeira e outros detritos na superfície prejudica a eficiência dos painéis de energia solar, além de aquecê-los, podendo até resultar em incêndios. Assim, os estudantes desenvolveram o protótipo de um robô para limpeza dos equipamentos em instalações residenciais de pequeno e médio porte, com o objetivo de minimizar a intervenção humana, evitando os riscos do trabalho em telhados, nos quais normalmente os painéis são instalados”.

3º lugar: “Wakedrive: Alerta de Sonolência em Motoristas Utilizando Visão computacional e Robótica”
Instituição: ETEC Rosa Perrone Scavone, de Itatiba
Alunos: Rafael Santiago da Silva, Heloísa Fernandes e Matheus Eduardo da Silva
Orientadores: “A solução proposta para o problema da sonolência ao volante consiste em um sistema composto por um braço robótico equipado com uma câmera, capaz de identificar e acompanhar o rosto do motorista em tempo real. Com algoritmos de visão computacional, a tecnologia detecta sinais de sonolência e aciona um alarme para despertar o motorista, contribuindo para a prevenção de acidentes”.

Prêmio CRT-SP: projetos selecionados com base em planejamento, execução e inovação, atitude científica, criatividade, apresentação oral e materiais

Congratulação especial: projeto será apresentado em Vitória (ES)

Alunos da ETEC Professora Maria Cristina Medeiros, de Ribeirão Pires, apresentarão em evento no Espírito Santo

A congratulação especial do CRT-SP foi para o projeto “Pisqueai: Rastreamento Ocular para Auxiliar Pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), desenvolvido pelos alunos Raíssa Bespalec Daloia, Laura Esther Correia Jeronimo e Pedro Nicolas Costa, da ETEC Professora Maria Cristina Medeiros, de Ribeirão Pires, com orientação dos professores Anderson Silva Vanin e Cintia Maria de Araújo Pinho. “O projeto consiste em um sistema de baixo custo voltado a auxiliar na comunicação de pessoas com ELA, doença degenerativa que causa paralisia muscular, inclusive na face e na boca. Conseguimos rastrear o movimento dos olhos para realizar uma digitalização por meio de um teclado virtual, no qual o paciente seleciona as letras que vão passando e a frase é redigida”, explicam os idealizadores, que terão a oportunidade de apresentar o projeto em Vitória (ES), no mês de setembro. O caso mundial mais famoso de ELA é do físico inglês Stephen Hawking, falecido em 2018. O cinema também já explorou o assunto, com filmes como “Um Momento Pode Mudar Tudo”, produção estadunidense de 2014, estrelado por Hilary Swank; e “Para Sempre Alice”, também norte-americano, de 2015, com a atriz Julianne Moore.

Vice-presidente do CRT-SP encontra-se com o governador

José Avelino Rosa e o governador do estado, Tarcísio de Freitas, durante a 15ª FETEPS

Numa conversa rápida pelos corredores da exposição com o governador do estado, Tarcísio de Freitas, o presidente do CRT-SP, José Avelino Rosa teve a oportunidade de comentar sobre o Decreto nº 63.911/2018, que institui o regulamento de segurança contra incêndios das edificações e áreas de risco no estado, e que precisa ser retificado, de maneira a incluir em seu escopo os profissionais técnicos, uma vez que em algumas modalidades eles têm atribuições legais para a execução desses serviços. “Fiz questão de vir à feira para ver o que os alunos estão produzindo. É impressionante e me deixa extremamente feliz e emocionado”, disse o governador, acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), André do Prado; e do secretário estadual, Vahan Agopyan, da SCTI, que já concedeu entrevista exclusiva à Revista Ser Técnico Industrial [Edição 05 – Dezembro/2023].

As fotos da 15ª FETEPS estarão disponíveis, temporariamente, clicando aqui.

Texto: JD MOrbidelli

Últimas notícias

Seminário Nacional dos Técnicos Industriais

Com o tema central “ESG em Foco: Técnicos Industriais Construindo um Futuro Sustentável”, SENATEC 2024 acontece em Vitória (ES) entre os dias 23 a 25…
Ler mais...

Técnicos no combate a incêndio

Pré-inscrição para a próxima turma do Curso de Especialização em Segurança contra Incêndio para Técnicos, com palestra “50 Anos do Incêndio no Edifício Joelma” (mais…)
Ler mais...

Encontro de Regionais para Elaboração do Planejamento Estratégico 2025

Tema: “Promovendo Diálogo e Aprendizagem para a Excelência”, com o objetivo de troca de informações para a construção do planejamento estratégico (mais…)
Ler mais...