Notícias

Processo draft survey: laudos técnicos

  • 14 de novembro de 2019

Por resolução baixada pelo CFT, técnicos de todas as modalidades podem elaborar laudos técnicos de arqueação de navios e demais embarcações

 

Resolução CFT nº 081/2019: disciplina quais os profissionais técnicos habilitados para a elaboração de laudos técnicos de arqueação de granéis sólidos e líquidos

 

O que é arqueação e o que faz um arqueador de embarcações? Em linhas gerais, arqueação é uma operação utilizada para calcular o peso da carga transportada numa embarcação, seja no embarque ou desembarque; em inglês, esse processo é chamado de draft survey – ou, arqueação de navios.

Mas qual a ligação dos Técnicos Industriais com esse processo? Considerando, entre outros aspectos, que “a atividade draft survey consiste na elaboração de laudos técnicos de arqueação de granéis sólidos e líquidos de embarcações, tomando como base o seu calado – parte submersa da embarcação – e tendo por finalidade determinar a quantidade de carga a granel ou líquida embarcada ou desembarcada, pela medição do espaço vazio ou cheio do tanque do navio ou plataforma flutuante, mediante pesagem ou medição direta”, o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) baixou a Resolução CFT nº 081 de 26 de outubro de 2019 determinando, em seu artigo 1º, que todos os profissionais registrados nos Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais (CRTs), independentemente da modalidade, podem realizar as atividades de arqueação de plataformas flutuantes e demais embarcações através do processo draft survey.

A aferição da carga é feita de duas maneiras: para granéis sólidos, pela diferença de deslocamento em relação à quantidade de carga movimentada; e para granéis líquidos, mediante a sondagem e medição da temperatura do material contido em cada compartimento.

A Resolução CFT nº 081/2019 está disponível para consulta e download no site www.cft.org.br, em Portal da Transparência.

 

Comentar