Notícias

Palestras oficiais em São Manuel, Matão e Caraguatatuba

  • 18 de novembro de 2019

Palestra do CRT-SP na cidade do “saudoso” Alceu Rosolino e outras duas escolas técnicas do interior e litoral

 

“Sou técnico com muito orgulho”, costumava dizer o “saudoso” professor Alceu Rosolino (1924-2016), um dos mais carismáticos e assíduos participantes da história e do movimento dos técnicos e dono de uma cultura invejável – no bom sentido. Autor de inúmeros artigos e livros ele deixou um importante legado de conhecimento para as gerações futuras; ainda em vida, foi homenageado atribuindo seu nome ao auditório onde atualmente são realizadas as reuniões e sessões plenárias, e também reconhecido como “Cidadão Emérito de São Manuel” – sua terra-natal. Se ainda estivesse vivo, certamente Alceu Rosolino sentiria orgulho ao saber da visita dos conselheiros José Antonio Campos e Evanildo Cherobim Camaforte à ETEC Dona Sebastiana de Barros, munidos da responsabilidade de explicar e conscientizar os alunos do curso técnico em edificações sobre a importância do conselho e do registro profissional para o exercício legal da profissão. “A escola externa os agradecimentos pelo empenho do CRT-SP e dos palestrantes, que compartilharam importantes esclarecimentos sobre as atribuições e oportunidades de trabalho dos técnicos aos nossos alunos”, elogia o coordenador Paulo Roberto Goes sinalizando, de acordo com os conselheiros, a intenção de realizar novas palestras para atender alunos de outros cursos em períodos diferentes.

 

ETEC Dona Sebastiana de Barros, em São Manuel: conselheiros José Antonio Campos e Evanildo Cherobim Camaforte

 

Maratona em Matão – Em Matão o conselheiro Claudemir Roque da Costa passou praticamente por uma maratona de palestras na ETEC Professor Sylvio de Mattos Carvalho: à noite do dia 11 de novembro, ministrou para alunos dos cursos técnicos em eletrotécnica e automação industrial; na manhã do dia seguinte, foi a vez dos alunos do curso técnico em mecatrônica; e, à noite em dois períodos acompanhado do suplente de conselheiro João Moreira Guimarães, para alunos dos cursos técnicos em mecânica, eletromecânica e novamente mecatrônica.

De uma previsão de 216 estudantes, aproximadamente 150 assistiram às apresentações, com depoimento [assista ao vídeo] de aluno esclarecendo dúvidas, e acompanhamento de professores e coordenadores de cursos. “Entre os pontos em destaque, observamos os tópicos elucidativos do material programado e a clareza no pronunciamento do palestrante, elogiado até por engenheiros professores que desconheciam certos assuntos”, testemunha João Moreira Guimarães, acrescentando com uma crítica construtiva: “Com o objetivo de melhorar ainda mais as palestras, poderíamos adequar melhor a duração da exposição com o tempo dos alunos, facilitando a participação deles com perguntas”.

 

ETEC Professor Sylvio de Mattos Carvalho, em Matão: conselheiro Claudemir Roque da Costa, com a participação do suplente de conselheiro João Moreira Guimarães

 

No litoral – Para finalizar a semana, marcada pelo feriado da Proclamação da República, no dia 13 de novembro o conselheiro João Batista dos Reis palestrou em dois períodos no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de Caraguatatuba, respectivamente para alunos do curso técnico em meio ambiente à tarde, e do curso técnico em edificações à noite.

 

IFSP de Caraguatatuba: conselheiro João Batista dos Reis

Os interessados em obter mais informações sobre os cursos técnicos da instituição devem encaminhar e-mail para edi@ifspcaraguatatuba.ed.br ou mam@ifspcaraguatatuba.edu.br, conforme a opção. O site é www.ifspcaraguatatuba.edu.br.

Comentar